46º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist define os campeões

O 46º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, realizado na Sede Oceânica do ICSC – Veleiros da Ilha, em Jurerê, chegou ao fim neste domingo, coroando o evento com um dia de sol e cenário perfeito para a conclusão do evento. O vento nordeste, soprando entre 18 e 20 nós, proporcionou as melhores condições de todo o final de semana, permitindo que as regatas finais acontecessem de forma competitiva, definindo os grandes campeões desta edição.

Na categoria Veteranos, o nível técnico foi altíssimo e os três primeiros colocados se destacaram ao longo de toda a competição. Arthur Back, do ICRJ, sagrou-se o grande vencedor, conquistando o primeiro lugar geral. Joana Freitas, também do ICRJ e atual campeã brasileira, ficou com a segunda colocação. Fechando o pódio, Eduardo Backheuser, igualmente do ICRJ, garantiu a terceira posição, após disputas acirradas nas últimas regatas.

Um destaque especial vai para o atleta da casa, Theo Sartor, que terminou o campeonato na quarta posição geral, mas garantiu o título de Campeão Sul-Brasileiro, por ser o melhor atleta da região Sul. Theo segue a tradição vitoriosa do ICSC – Veleiros da Ilha na classe Optimist, mantendo a hegemonia do clube, que conquistou os últimos cinco títulos do campeonato. Em 2020, foi Fernando Menezes quem levou o troféu para casa. Em 2021 e 2022, Davi Neves foi o grande campeão, seguido por Lucas Leal em 2023, e agora, em 2024, Theo Sartor confirma a sequência de títulos para o Veleiros da Ilha.

Além de Theo, a flotilha do Veleiros da Ilha conta ainda com mais dois atletas no top-10: André Borges, em sétimo, e Henrique Sasaki, na nona posição. Na sequência finalizaram Lara Candemil, em 13º, e terceiro na categoria Feminino, Gustavo Borges, em 15º,  Miguel Souza, em 31º, Joaquim Krauspenhar, em 34º, e Barbara Furlin, em 37º.

Na categoria Estreantes, Lucas Espindola, do Joinville Iate Clube (JIC), brilhou ao longo do campeonato e confirmou o primeiro lugar geral. Logo atrás, Antonio Miranda Mayer, do Veleiros do Sul (VDS), ficou com a segunda colocação. Francisco Nunes, do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), completou o pódio na terceira posição.

Representando o Veleiros da Ilha, Joaquim Machado finalizou na sétima posição, seguido por Maria Luiza Vogel, oitava geral e 3ª no Feminino, Maria Clara Cunha, em 16º, Ana Laura Giacobo, em 22º, Yuri Delfino, em 23º, Luiza Dias, em 24º, Laura Canella, em 26º, e Felipe Dias, em 27º.

O campeonato, que reuniu alguns dos principais atletas da classe Optimist, teve uma organização impecável e uma participação expressiva de velejadores de diversos clubes do país. As condições climáticas, especialmente no último dia de regatas, foram perfeitas para o encerramento do evento, com ventos que permitiram disputas intensas e cheias de emoção. A Sede Oceânica do ICSC – Veleiros da Ilha, em Jurerê, se mostrou mais uma vez um excelente palco para competições desse nível, reforçando a tradição do clube na formação de novos talentos da vela.

O post 46º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist define os campeões apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.