Alunos da Escola Jovem do Sul da Ilha produzem e gravam música autoral

Estudantes da Escola de Ensino Médio Vereador Oscar Manoel da Conceição, localizada no bairro Rio Tavares no Sul da Ilha, participam de concurso de música autoral para evento da Semana do Hip Hop e Mês da Consciência Negra. A ideia para a atividade surgiu do Projeto Estúdio e Rádio Escolar, idealizado pela professora de Espanhol Janete Elenice Jorge e pelo Professor de Informática Anderson Soares Nobrega, em parceria com a bibliotecária Maria Pérola Cardoso Figueiredo.

O projeto desenvolvido há 3 anos na escola, conta com um estúdio musical no espaço escolar para gravação de músicas e produção de material audiovisual. A ideia é incentivar a escrita autoral dos estudantes como forma de comunicação e expressão de ideias, explorando os diferentes usos das linguagens verbais e artísticas nas esferas sociais.

Para a professora Janete Elenice Jorge, coordenadora do Projeto do Estúdio e Rádio Escolar “a proposta de envolver os estudantes na produção autoral de músicas e material audiovisual é importante não só no sentido de desenvolver letramento e pensamento crítico, mas de incentivar seus sonhos e reconhecer seus talentos”.

No mês de novembro, os estudantes participarão de uma mostra competitiva de música trap e rap, para inscrição tiveram que escrever a letra da música, gravar e produzir um vídeo para participar da votação popular, através da rede social da escola @EEMVOMC. O vídeo escolhido pela comunidade escolar ganhará 5 pontos na soma total da classificação geral da banca avaliadora, composta por professores e profissionais das artes que avaliarão letra e apresentação dos estudantes no dia 19 de novembro, no evento do Mês da Consciência Negra na escola.

A votação popular iniciou no dia 08/10 e vai até o dia 15/11 e é possível votar acionando o botão de curtida no Instagram no seu vídeo favorito, haverá premiação em dinheiro para as três melhores composições. Concorrem os estudantes Bernardo (Dom MC) com a música Esperança; Leví (tnewt mc) com a música Mente de Criolo; Vinícius (VN mc) com a músicaVinho Doce e Victor (Dante MC) com música A divina comédia. As letras tratam de temas diversos como racismo, ascensão social, relacionamentos, desigualdades e literatura.

O professor Anderson Soares Nobrega que participa do projeto relata que “a educação como compreensão e reconhecimento das diferenças é um grande desafio e a Educação das Relações Étnico Raciais convida a pensar, juntamente com seus sujeitos, uma escola para todos, livre de discriminação de qualquer ordem e a música é um excelente instrumento de conscientização”.

O post Alunos da Escola Jovem do Sul da Ilha produzem e gravam música autoral apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.