Professora de São José alfabetizou mais de 1,8 mil crianças

Neste Dia dos Professores, 15 de outubro, a Prefeitura de São José celebra e homenageia os educadores que trabalham com dedicação para formar cidadãos. Entre essas histórias, está a da professora Lúcia de Fatima Silva, que desde 1988 atua na alfabetização.

Atualmente, Lúcia leciona para os 1º anos no Centro Educacional Municipal (CEM) Governador Vilson Kleinubing, localizado no bairro Forquilhas. São 50 alunos, com idades entre 6 e 7 anos, distribuídos em duas turmas de 25, pela manhã e à tarde, que estão aprendendo a ler e a escrever. “O 1º ano é desafiador porque marca a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e nós temos que ter esse acolhimento com a criança para essa mudança”, cita a professora.

O ambiente da sala de aula da professora Lúcia, assim como de muitas outras unidades, é um universo alfabetizador, repleto de imagens coloridas, com letras, sílabas, números e palavras para incentivar o aprendizado de forma lúdica e imersiva.

A trajetória de Lúcia na rede municipal iniciou em 2005, quando foi aprovada no processo seletivo para atuar em caráter temporário (ACT). Foi ali que se apaixonou pelo CEM Vilson Kleinubing e anos mais tarde, em 2018, foi efetivada, após concurso público. “Eu estudei muito para esse concurso. Fiz até uma promessa: se eu passasse, cortaria o cabelo bem curto e doaria para o Hospital Infantil, para as crianças com câncer. E foi o que fiz. Passar no concurso e ser efetivada, justamente na escola que sempre teve o meu coração, foi a realização da minha vida e todos os dias eu retribuo para as crianças essa conquista”, explica.

O sonho de ser professora veio desde criança. “Desde pequena, sempre me vi como professora. Colocava meus ursos e bonecas como ‘alunos’, com um quadro de giz improvisado, e dava aula para eles”, lembra, sorrindo. A inspiração veio também dos próprios professores.

Lúcia conta que o que a motiva diariamente é a oportunidade de participar do processo de alfabetização de crianças tão pequenas. “Fico muito feliz porque a maioria das crianças finaliza o 1º ano lendo e escrevendo. E é aí que está a base para a continuidade dos estudos, o amor pela leitura. Ser professora é algo que eu abracei de coração, e me realizo a cada dia com as crianças. É uma alegria ensinar e ver o progresso delas, um presente que eu recebo diariamente”, conta emocionada.

Valorização dos professores em São José

Com mais de 3,3 mil profissionais da Educação atuando na rede municipal, entre professores, especialistas, auxiliares de sala e de ensino, a categoria representa mais de 60% da forma de trabalho do serviço público municipal de São José.

Lúcia conta que é muito feliz por estar na rede municipal de ensino e elenca conquistas, como: incentivo ao estudo com formação continuada, adicional por pós-graduação e licença remunerada para concluir Mestrado ou Doutorado.

A secretária municipal de Educação, Cláudia Macário, reforçou a importância dos professores na transformação social. “A educação transforma vidas, e vocês são os protagonistas dessa transformação. Com dedicação, paciência e carinho, vocês ensinam e inspiram os alunos a sonharem. Quero que saibam que, na Secretaria de Educação, nós valorizamos cada um de vocês e estamos comprometidos em proporcionar o suporte necessário para que sigam fazendo a diferença na vida dos nossos estudantes”, afirmou.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila também expressou o reconhecimento aos professores. “Vocês são a base do desenvolvimento de São José, preparando as futuras gerações. Nossa gratidão por todo esforço e dedicação”, manifestou.

O post Professora de São José alfabetizou mais de 1,8 mil crianças apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.