Morre em Florianópolis Aderbal Filho, ex-presidente do sindicato dos Jornalistas

O jornalista Aderbal João Rosa Filho, conhecido como “Deba”, faleceu no começo da tarde desta terça-feira (29), em Florianópolis. Ele tinha 63 anos e foi encontrado desacordado na casa onde residia com a família, em Biguaçu. Uma ambulância chegou a ser acionada, mas os socorristas não conseguiram reanima-lo. A causa da morte ainda será definida pela perícia.

Deba foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e se destacou em sua trajetória como militante sindical. Também já presidiu o diretório estadual do PSOL em Santa Catarina e atualmente presidia o diretório municipal do partido em Biguaçu, onde morava, no bairro Rio Caveiras.

Nos últimos anos, Deba se dedicou a assessorar o mandato da vereadora Tânia Ramos, na Câmara Municipal da Capital.

Deba participou nos anos 80 do Movimento Diretas Já, na UFSC. foto: divulgação
O PSOL se manifestou lamentando a morte do dirigente da legenda. “Perdemos hoje um grande companheiro. Deixamos nosso fraterno abraço a toda a família, aos seus inúmeros amigos e a toda sua companheirada que hoje está de luto”, publicou.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina também se manifestou em pesar.

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC) lamenta profundamente a morte do amigo, companheiro e ex-presidente da entidade Aderbal João Rosa Filho. O SJSC perde muito com a partida de Deba, perde a experiência, a força de luta, a capacidade de indignação com as injustiças cometidas contra a categoria e a classe trabalhadora de uma maneira geral, mas principalmente, perde um militante com enorme fé na humanidade e esperança em um futuro mais justo para todas e todos.

Vai em paz Deba, certo de que seguiremos para continuar aquilo que você começou e perpetuou, a esperança em dias melhores para a classe trabalhadora!“, diz a nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.