Estreia espetáculo teatral Interescolar

A peça Interescolar é resultado da colaboração de dois professores-artistas que possuem uma relação intrínseca com o espaço escolar. Túlio Fernandes Silveira, Doutorando em Artes Cênicas no PPGAC/UDESC e Júlia Fernandes Lacerda, Doutora em Artes Cênicas na mesma instituição, reuniram seus estudos na área da Pedagogia das Artes Cênicas e suas experiências como professores da Educação Básica, para criar uma peça de teatro sobre o universo escolar. As pesquisas na área de Pedagogia das Artes Cênicas, junto à orientadora de ambos, professora Doutora Heloise Vidor, serviram como base teórica para a prática teatral realizada durante o projeto cultural de montagem teatral.

O processo criativo faz parte do projeto Ensaios com Escola e contou com uma equipe de artistas e professores engajados no teatro e na educação. Fazem parte da equipe

Barbara Biscaro, Heloisa Marina e Débora Araújo, que fizeram a provocação artística do projeto, o dramaturgista Nicolas de Córdova Dorvalino, assessoria em acessibilidade pela Laço Arte e Acessibilidade; as intérpretes em Libras, Suzi Daiane e Joana Bruna Tiepo; a arte gráfica de Igor de March, enquanto a cenografia é criada por Arthur Furtado da Silva e Guilherme Rótulo. O figurino é concebido por Priscila Fernandes e executado por Ato Cênico Ateliê e a trilha sonora é composta por Fernando Caramori.

Por meio de improvisações em sala de ensaio e oficinas ministradas em escolas, os atores e professores coletaram narrativas e memórias escolares, concebendo uma peça que tem por objetivo colocar a própria escola como tema central de forma ficcional e lúdica. Interescolar evidencia uma escola da Terra com foco no futuro, com uma professora que tem um sonho peculiar: ser astronauta. Um estudante que adora imaginar e criar mundos embarca nessa aventura com ela. Uma ficção que pretende olhar de forma poética para escola, enfatizando a possibilidade de atingir universos possíveis através da sala de aula.

A proposta cultural foi realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. O projeto agora avança para a fase de circulação da peça teatral em espaços educativos de Santa Catarina, realizando apresentações na região Sul Catarinense e na Grande Florianópolis. Mais informações e a agenda de apresentações podem ser acompanhadas na página do projeto no Instagram: @ensaios.com.escola.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.