Brasil lidera ranking de países onde mais se acredita em Deus

Uma ésquisa publicada pelo Global Religion apontou que 89% dos brasileiros afirmam acreditar em Deus, o que coloca o país em primeiro lugar no ranking mundial nesse quesito, empatado com a África do Sul, que registrou o mesmo percentual. Em segundo lugar, aparece a Colômbia, com 86%. Em todas essas regiões, a maioria das pessoas que acredita em Deus também se identifica com uma religião definida, predominando o cristianismo.

Em todo o mundo, a média global de crença em Deus foi de 61%, o que significa que o Brasil superou essa média em 28 pontos percentuais. Apenas 5% dos brasileiros declararam não acreditar em Deus ou em “forças maiores”.

No Brasil, um dado revelado pelo Censo 2022, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o país possui mais estabelecimentos religiosos (como igrejas, templos, terreiros e sinagogas) do que hospitais e escolas. De acordo com o IBGE, são em média 286 igrejas para cada 100 mil habitantes.
Além disso, O Brasil também ocupa posição de destaque entre os países onde a crença em Deus é mais forte, de acordo com a pesquisa Global Religion 2023, realizada pela Ipsos.

O estudo, que abrange 26 países e mais de 19 mil entrevistados, mostra que 70% dos brasileiros afirmam crer em Deus conforme descrito em escrituras sagradas, como a Bíblia, o Alcorão ou a Torá, uma das mais altas taxas entre os países pesquisados.

A pesquisa destaca que a crença em Deus é majoritária em 11 dos 26 países participantes. Em contraste, países como Japão e Coreia do Sul têm menos da metade da população crente em uma força divina, com taxas de apenas 19% e 33%, respectivamente.

Além da forte crença em Deus, o Brasil também apresenta altos índices de fé em fenômenos sobrenaturais. A pesquisa mostra que 67% dos brasileiros acreditam na existência do diabo, e 66% afirmam acreditar no inferno.

Esses índices colocam o Brasil entre os países com maior aceitação de figuras espirituais e locais de punição eterna, o que supera a média global de 41% para a crença no inferno e 49% para crenças em espíritos sobrenaturais, como anjos e demônios.

Outro dado interessante sobre o Brasil é o papel que a crença em Deus desempenha na vida das pessoas. Dos brasileiros que acreditam em uma força divina, 89% afirmam que essa fé lhes dá sentido de vida e ajuda em momentos de crise, como doenças e conflitos. Esse percentual é um dos mais altos do estudo, o que evidencia a influência da religião na vida pessoal e emocional dos brasileiros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.