Pesquisa Rumo traz uma boa e uma má notícia para os prefeitos Topázio e Orvino

A pesquisa RUMO, divulgado nesta sexta-feira (9) por este INFORME FLORIPA (para ter acesso aos números clique aqui) traz uma notícia boa e uma ruim para o prefeito Topázio Neto (PSD). A boa é que o prefeito da Capital tem quase o dobro de intenções de votos que o segundo colocado, o ex-prefeito Dário Berger (PSDB). A ruim é que os números indicam eleição em dois turnos. E campanha de segundo turno é sempre outro cenário.

Sempre bom pontuar que pesquisa quantitativa retrata o momento atual. Como a campanha nem começou – terá início somente em 16 de agosto – ainda é muito cedo para qualquer prognóstico. Mas, o retrato que a pesquisa traz nesta sexta é que os 39,2% de Topázio não são necessários para matar a eleição em turno único.

Já o ex-prefeito Dário Berger tem a consolidação da segunda posição, com 23,1%. Terá na campanha a missão de manter esse patrimônio ou ampliar. Já o desafio é evitar a desidratação. Sempre bom lembrar que em 2020 a ex-prefeita Ângela Amin também contava no início da campanha com números acima da casa de 20%, porém, desidratou de tal forma que o ex-prefeito Gean Loureiro conseguiu matar a disputa em primeiro turno.

A boa notícia para Dário é que sua posição na segunda colocação, o garantindo uma vaga no segundo turno, é favorecida pela divisão da esquerda com duas candidaturas (Marquito do PSOL com 9% e Lela do PT com 7%). Caso essa esquerda estivesse unida, Dário teria que disputar para tentar passar para o 2º turno – considerando esse cenário que mostra a pesquisa hoje.

A amostra também aponta o candidato Pedrão com 4%. O percentual é resultado da luta inglória de Pedrão em disputar o voto na mesma carreira do atual prefeito Topázio, um voto mais à direita. O levantamento ainda traz Rogério Portanova (Avante), com 0,8% e Carlos Muller (PSTU), com 0,2%.

Lembrando que 16,7% são de eleitores que indicam votar em branco, nulo ou estão indecisos. Um percentual que pode mudar todo o cenário de hoje até dia 6 de outubro.

A pesquisa Rumo Pesquisas e Marketing foi registrada no TSE com o número SC-01900/2024 e ouviu presencialmente 600 pessoas entre os dias 4 e 8 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Campeão em rejeição

Dado interessante nesta pesquisa RUMO está no levantamento da rejeição. O prefeito Topázio lidera a rejeição com 20,5%. O prefeito é o queridinho do tiktok, mas pelo visto nas ruas essa popularidade não é tão positiva assim. É um dado interessante para analisar o comportamento do eleitor fora das redes sociais.

Em segundo lugar em rejeição vem o ex-prefeito Dário Berger, com 18,7% seguido por Lela do PT, com 14 e Rogério Portanova (Avante) com 10,7%. Os demais candidatos têm rejeição abaixo de dois dígitos (Marquito com 5,2%; Pedrão com 5% e Carlos Muller com 3,7%) e 22,2% não rejeitam nenhum dos candidatos.

Eleição aberta em São José

Da mesma forma que em Florianópolis, em São José o prefeito Orvino Coelho de Ávila também tem uma boa e uma má notícia com a pesquisa RUMO (para ter acesso aos números clique aqui). A boa é que lidera, com 33,4%. A ruim é que lidera com apenas 33,4%. Um prefeito, que está em exposição há 3 anos e meio, com a força da máquina da prefeitura e estrutura de grandes partidos políticos teria a obrigação de largar a campanha com maior vantagem. Um exemplo é Topázio em Florianópolis que está na casa de quase 40%.

A segunda colocada na pesquisa da RUMO, a ex-prefeita Adeliana aparece com 24,9%. Considerando que a margem de erro da pesquisa é de 4%, por muito pouco Orvino e Adeliana não estão empatados tecnicamente. Ou seja, a campanha vai começar na semana que vem como o prefeito e a ex-prefeita disputando uma eleição que se mostra, ao menos no retrato do momento, completamente aberta e sem favoritismo. É um Fla-Flu, que será decidido nos detalhes.

A prova dessa polarização entre Adeliana e Orvino está nos números que a pesquisa RUMO traz para os demais concorrentes, todos no campo do um dígito (Batistti, do PT, com 6,9%; Moacir, do Podemos, com 6,7%; Vanessa, do Novo, com 2,8% e Zenon, do DC, com 2%). O levantamento também mostra que neste momento 23,3% do eleitorado em São José pretende votar em branco, nulo ou está indeciso. Ou seja, eleição escancaradamente aberta no município, que não tem segundo turno.

A pesquisa Rumo Pesquisas e Marketing foi registrada no TSE com o número SC-04313/2024 e ouviu presencialmente 598 pessoas entre os dias 4 e 8 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

O post Pesquisa Rumo traz uma boa e uma má notícia para os prefeitos Topázio e Orvino apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.