Univali promove evento cultural exclusivo para migrantes

Para celebrar o Dia Internacional dos Migrantes, o projeto de extensão Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM), vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e a organização Círculos de Hospitalidade promoveram um almoço cultural na quarta, 18. A programação contemplou apresentação de poesia e música venezuelana com acompanhamento de instrumentos típicos. O evento foi realizado em Florianópolis e recebeu 70 pessoas.

O coordenador do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais (PPGDMT) da Univali e da Università degli Studi di Perugia (Unipg), professor Rafael Padilha dos Santos, explica que o Dia Internacional dos Migrantes foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, levando em conta o número de migrantes espalhados pelo mundo.

Para o docente, a comemoração desta quarta encerrou um ciclo de diversas atividades nas quais a Universidade esteve envolvida, ao longo de 2024, em benefício dos migrantes em situação de vulnerabilidade social. A maior parte delas realizada com fomento do Governo Federal, por meio de aprovação de proposta no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG).

“O projeto ‘Práticas e Políticas de Acolhimento de Migrantes e Refugiados: rede de cooperação entre PPGs no Núcleo de Apoio ao Migrante’, aprovado pela Univalino PROEXT-PG, permitiu realizar uma série de ações que envolveram os 12 Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade. Por meio desta iniciativa, integramos ensino, pesquisa e extensão, dialogamos com diversos setores da sociedade e aproveitamos a especialidade de conhecimento, disponível em cada Programa, para gerar impacto na vida dessas pessoas.”, conta o professor.

As atividades desenvolvidas em 2024, em benefício dos migrantes, incluíram ações de extensão interdisciplinares e atividades de prestação de serviços de cidadania e atendimento a público alvo, de modo especializado e gratuito, ofertando atividades de natureza jurídica, social, laboral, cultural, de saúde e educacional.

Padilha explica que o Projeto também ocorreu no contexto da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da ONU, que é sediada pela Univali e busca beneficiar migrantes em situação de vulnerabilidade, resguardando o que prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O post Univali promove evento cultural exclusivo para migrantes apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.