Vereadora Carla Ayres defende faixa exclusiva de ônibus na SC-401

A vereadora Carla Ayres, de Florianópolis, solicitou ao governo de Santa Catarina que destine a terceira pista da rodovia SC-401 para a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus. A parlamentar defende que a solução para a mobilidade na capital passa pelo incentivo e melhoria do transporte coletivo e pela conexão entre diferentes tipos de transporte, a fim de reduzir o tempo de deslocamento e oferecer maior conforto aos usuários, tornando essa opção de transporte mais atrativa à população.

Carla Ayres encaminhou ofícios ao Governo do Estado de Santa Catarina, responsável pela SC-401, e à Prefeitura de Florianópolis, solicitando a exclusividade da terceira pista da rodovia para o transporte coletivo de passageiros. Os corredores exclusivos de ônibus têm sido utilizados nas principais regiões metropolitanas do país, como em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, como uma política voltada à melhoria da mobilidade.

A Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que, nas capitais, os brasileiros passam cerca de 2 horas por dia no trânsito, o que equivale a 21 dias por ano. Para Carla Ayres, esse dado reflete a urgência de se investir em novas soluções de mobilidade focadas no transporte coletivo: “Em 2024, foram registradas 472.328 licenças médicas motivadas por problemas de saúde mental no Brasil, um crescimento de 68% em relação ao ano anterior. E não é incorreto afirmar que muitos desses casos são decorrentes do excesso de trabalho e da falta de tempo dos trabalhadores para o lazer, o descanso e o autocuidado. Neste sentido, é urgente que possamos melhorar a qualidade de vida da população. A redução do tempo de deslocamento no trânsito é uma forma de assegurar que os trabalhadores tenham mais tempo para a sua vida pessoal.”

O governo federal anunciou um investimento de R$159 milhões, através do Novo PAC, para a construção do BRT ligando o Terminal de Integração da Trindade (TITRI) ao Terminal de Integração do Centro (TICEN). A obra promete desafogar um dos principais gargalos no trânsito da cidade, que é a região da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O investimento do governo federal na capital  também atende aos objetivos do programa Nova Indústria Brasil (NIB), lançado em janeiro deste ano, que também tem como um de seus objetivos a redução no tempo médio de deslocamento da população no trajeto casa-trabalho em 20% até 2033.

Carla Ayres destaca a importância da obra do BRT e ressalta a necessidade de um projeto semelhante ligando o Centro ao Norte da Ilha: “A construção da terceira pista na SC-401 é uma oportunidade única de incentivarmos o transporte coletivo na nossa cidade, tornando-o mais ágil e confortável. É uma decisão política que precisa levar em consideração o fato de sermos uma das únicas capitais do Brasil sem corredores ou faixas exclusivas de ônibus. Isso é um fator determinante para termos a pior mobilidade do país. O governo do presidente Lula tem feito a sua parte, investindo na modernização da frota e em obras como a do primeiro BRT da nossa cidade. Agora, cabe ao Governo de Santa Catarina acompanhar esse esforço em defesa da qualidade de vida para a nossa população.”Além do pedido ao governo do Estado para que a terceira pista da SC-401 seja destinada ao transporte coletivo, a vereadora também tem cobrado da Prefeitura Municipal, do consórcio Fênix (composto pelas empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Florianópolis) e da  Associação Metropolis (composta pelas empresas de transporte coletivo intermunicipal na região metropolitana da capital), a instalação de ar-condicionado nos ônibus. O objetivo é proporcionar mais conforto à população que utiliza o transporte coletivo na Grande Florianópolis. A vereadora criou um abaixo-assinado para coletar assinaturas em defesa desta proposta.

O post Vereadora Carla Ayres defende faixa exclusiva de ônibus na SC-401 apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.