Bases da GMF no Norte e Sul da Ilha
Em sessão da Câmara de Florianópolis desta semana o vereador Ricardo Pastrana (PSD), que também é agente da Guarda Municipal de Florianópolis, trouxe a necessidade de que a administração municipal realize concurso público para contratação de mais agentes para o órgão.
Seu comentário feito após os demais vereadores repercutirem sobre situações recentes de insegurança como o caso do incêndio, provocado por moradores em situação de rua, que tomou um prédio comercial na avenida Mauro Ramos, no centro da Capital. O vereador ressaltou que agentes de trânsito são sempre necessários, porém, reafirmou a necessidade extrema de contratação de Guardas Municipais.
Em sua opinião, somente com mais Guardas Municipais será possível a abertura de uma base da GMF lá no Norte da Ilha, assim como também no Sul da Ilha. “Já passou da hora de ter uma base fixa na norte e outra no Sul da Ilha, com efetivos exclusivos para aquelas regiões”, argumentou Ricardo.
Insegurança nos Ingleses
O comentário do vereador Ricardo foi feito após o vereador Adrianinho (Republicanos) reclamar da falta de segurança na pracinha nova do bairro dos Ingleses, especialmente em ações envolvendo moradores de rua. “O que queremos de nossas autoridades, seja GMF, ou seja, a Polícia Militar, é a presença deles lá e se essas pessoas estiverem promovendo algum ato ilícito ai sim tomar as providências”, disse. Porém, ele mesmo pontuou a falta de efetivo tanto da GMF quanto da PM que após o fim da temporada ficou com apenas dois policiais para rondas no bairro Ingleses.
Espalhou
O alerta feito pelo vereador Adrianinho, em relação à praça dos Ingleses escancara uma realidade na cidade de Florianópolis. Com a intensificação de ações de abordagem especialmente em áreas centrais da cidade, a população em situação de rua têm se espalhado por outros pontos da ilha. Há inclusive uma verdadeira invasão de barracas de moradores de rua em praias e áreas mais inóspitas.
O telefone tocou
Segundo pessoas mais informados que este colunista, o telefone do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) recebeu uma ligação especial dias atrás. No visor o nome do ‘capitão” apareceu. Bolsonaro o teria chamado na chincha para que dispute uma vaga ao Senado. João concorreria sendo a indicação do próprio ex-presidente numa chapa alinhada ao PL em SC. O prefeito tem até maio para dar uma resposta.
Senado é a prioridade
Na cabeça do ex-presidente Bolsonaro a chapa da direita em Santa Catarina, em 2026, será encabeçada pelo governador Jorginho Mello (PL) que vai a reeleição. Pelo acordo, o governador escolheria um nome para disputar uma das vagas ao Senado (muito provavelmente a deputada federal Carol de Toni) e Bolsonaro indicaria o outro nome (cuja preferência é o prefeito de Chapecó).
Caso João siga alimentando a aventura de disputar para governador, Bolsonaro teria que escolher outra liderança. Lembrando que a prioridade absoluta em 2026 da direita no País é a Presidência da República e em segunda lugar fazer maioria absoluta no Senado. Governadores são o que menos interessam para Bolsonaro & Cia.
Antifeminismo do atraso
A sensatez reinou na Assembleia Legislativa quando a ideia estapafúrdia da deputada estadual Ana Campagnolo (PL) de extinguir a Bancada Feminina na Casa não foi pra frente. A deputada antifeminista precisava de ao menos 14 assinaturas para modificar o Regimento Interno e conseguiu apenas 10. Com isso a proposta de retrocesso na representatividade feminina foi sumariamente arquivada.
Antifeminismo do atraso (II)
A principal argumentação de Ana Campagnolo para acabar com a bancada feminina era de que há pequena representação feminina na Casa Legislativa. Atualmente a Bancada é composta apenas por duas deputadas (Paulinha e Luciane Carminatti) uma vez que a própria Ana Campagnolo não faz parte do instrumento. Ou seja, além de enfraquecer o movimento feminino da política, a antifeminista deputada ainda atua para desestimular espaços já conquistados. É um atraso de idéias mesmo!
Caminhões
Importante o movimento puxado pela Câmara de São José que, nesta semana, reuniu lideranças da cidade para debater a mobilidade urbana, em especial sobre os gargalos a partir da BR-101 que corta a cidade. São inúmeros os desafios, mas um chama a atenção tendo em vista a aparente solução recentemente entregue para este. Trata-se do movimento de caminhões que cruzam a cidade diariamente, sendo a grande maioria sem necessidade uma vez que estão só de passagem e poderiam muito bem usar o Contorno Viário, que se diga de passagem foi inaugurado para esse objetivo.
Contorno subaproveitado
O presidente da Casa, Matson Sé (PSD), por exemplo, lamentou que o Contorno Viário da Grande Florianópolis esteja sendo subaproveitado. Tanto Matson quanto parte dos vereadores presentes também defenderam uma regulação do fluxo de caminhões no trecho urbano da BR-101, obrigando os caminhões a utilizarem o contorno, assim como acontece no entorno da cidade de São Paulo. “Quem para para avalir o fluxo do Contorno Viário percebe que ele poderia ser muito maior, o que desafogaria o trecho que corta a nossa cidade”, destacou o presidente.

Aniversário
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD) está celebrando nesta quarta-feira (16) mais um aniversário. A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) parabenizou o prefeito.
À frente da FECAM desde o início do ano, Topázio tem atuado com dinamismo e comprometimento na defesa do municipalismo catarinense, fortalecendo o diálogo entre os entes locais e impulsionando pautas importantes para os municípios.

Carnaval
O vereador Luiz Fernando Bezerra Salum foi homenageado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF), em reconhecimento ao seu apoio e dedicação à cultura carnavalesca local. A homenagem ocorreu o evento Carlos Magno, uma celebração que destaca e valoriza o trabalho de pessoas que incentivam e promovem o carnaval na cidade. O evento reuniu diversas personalidades e representantes das escolas de samba, que se uniram para celebrar a importância do carnaval como uma expressão cultural rica e vibrante.

Clique para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
O post Vereador cobra mais efetivo pra GMF; regulação de caminhões na BR-101 em SJ é urgente e outras notas apareceu primeiro em Informe Floripa.