Florianópolis: lojistas rejeitam criação de novo feriado em novembro

Um projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Florianópolis busca criar mais um feriado municipal. Trata-se da intenção de homenagear Santa Catarina de Alexandria, a Santa padroeira que dá nome ao estado catarinense. A ideia, no entanto, começa a enfrentar resistência por parte dos empresários. Entidades como o CDL e Sindilojas da Capital já se manifetaram contrários ao projeto.

A intenção de criar o novo feriado no dia 25 de novembro está no Requerimento nº 335/2025. A proposta, de autoria do vereador Diácono Ricardo, foi alvo de manifestação oficial da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas). Em ofício encaminhado ao presidente em exercício da Câmara, vereador João Paulo Ferreira,o Bericó, as entidades pedem ponderação e responsabilidade quanto ao avanço da proposta.

Segundo o documento, assinado pelos presidentes Eduardo Koerich, da CDL, e Marcelo May Philippi, do Sindilojas, a criação de mais um feriado — especialmente em novembro, mês que já conta com três datas de paralisação produtiva — traria impactos negativos à economia local, afetando diretamente o faturamento do setor, a geração de empregos e o dinamismo empresarial da capital catarinense.

O ofício também cita dados da 5ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que posicionam Florianópolis como a capital mais competitiva do Brasil pelo segundo ano consecutivo. O Estado de Santa Catarina, por sua vez, aparece em primeiro lugar na região Sul e em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo. “Esses indicadores demonstram o quanto o ambiente produtivo catarinense é responsável pelas conquistas sociais e econômicas do Estado. Criar mais um feriado, por mais simbólica que seja a causa, compromete os avanços alcançados com tanto esforço pelo setor empresarial”, ressalta o presidente do Sindilojas.

As entidades ressaltam que não são contra o reconhecimento da data proposta e a sua importância, contudo pedem que o legislativo municipal atue com responsabilidade diante do tema, preservando o equilíbrio entre homenagens simbólicas e a necessidade de manter a atividade econômica ativa e sustentável.

Quem foi Santa Catarina

Catarina de Alexandria, também conhecida como A Grande Mártir Santa Catarina, é uma santa e mártir cristã que foi uma notável intelectual no início do século IV. Passados 1.100 anos, Joana d’Arc disse que Santa Catarina apareceu-lhe várias vezes. A Igreja Ortodoxa a venera como uma “grande mártir”, e na Igreja Católica, ela é tradicionalmente reverenciada como um dos 14 santos auxiliares.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.