
O real brasileiro ocupa a quarta posição entre as moedas que mais se valorizaram em relação ao dólar em 2025, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pela agência de classificação de risco Austin Rating. O estudo analisou o desempenho de moedas de 118 países, com base em dados do Banco Central.
A moeda brasileira acumulou uma alta de 10,1% até o início desta semana, com o dólar sendo negociado a R$ 5,60. A valorização posiciona o real atrás apenas do rublo russo, que lidera o ranking com crescimento de 34,2%, do cedi de Gana (16,6%) e da coroa sueca (13,5%).
O levantamento revelou ainda que 72 países registraram valorização de suas moedas frente ao dólar no acumulado do ano. Outros 20 países permaneceram com estabilidade, e 26 moedas apresentaram desvalorização.
Entre os destaques negativos estão:
Peso argentino, com queda de 8,3%;
Dinar líbio, com recuo de 11%;
Bolívar soberano da Venezuela, que teve a maior desvalorização, com perda de 44,2%, ocupando a última colocação do ranking.
O desempenho positivo do real reflete, entre outros fatores, movimentos no cenário internacional, equilíbrio das contas externas, fluxos de investimento e políticas de juros praticadas pelo Brasil. A valorização da moeda nacional pode ter impactos em setores como importação, inflação e na atração de capital estrangeiro.
A lista completa do ranking ainda não foi divulgada na íntegra pela agência, mas os dados reforçam a posição do Brasil entre os países com melhor desempenho cambial no início de 2025.