Elas se reúnem cedo, de segunda a quinta-feira, na Praça do CEU, no bairro Ipiranga. Entre alongamentos, risadas e passos sincronizados, o que começou como uma simples atividade física se tornou uma verdadeira rede de amizade, saúde e bem-estar. Assim é o Grupo Mulheres Ativas, iniciativa que cresce a cada semana e já conta com 140 participantes, divididas em duas turmas.
Coordenado pelo professor e idealizador do projeto, Ademir Rogério de Abreu, o grupo promove a prática de exercícios físicos regulares voltada a pessoas com mais de 40 anos das comunidades do Ipiranga, Areias e Real Parque. As atividades ocorrem das 8h às 9h30, nas manhãs de segunda a quinta-feira, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs).
Mas o Mulheres Ativas vai além do exercício físico. Ao longo da semana, também são promovidos passeios, encontros sociais e ações culturais, fortalecendo o vínculo entre os participantes. “A turma é bastante engajada e tem os encontros como parte da rotina. Já viramos uma família”, destaca Ademir.
O grupo pretende expandir ainda mais suas ações em 2025, reforçando o compromisso com o bem-estar e o convívio saudável entre os moradores da região. A iniciativa é uma das que integram a programação contínua do CEUs, espaço mantido pela Prefeitura de São José voltado à promoção da cultura, esporte e inclusão social.
O projeto Mulheres Ativas, da Secretaria de Esportes e Lazer, é desenvolvido na praça CEU, espaço inaugurado em 2018, que é composto por uma área total de 3 mil m², com dois edifícios multiuso, espaço para a prática de esportes, um Centro de Referência e Assistência Social (Cras), salas multifuncionais, biblioteca, telecentro, anfiteatro com auditório para 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
Além dos exercícios matinais praticados pelo grupo Mulheres Ativas, a Praça CEU oferece aulas de muay thaiy, jiu jitsu, capoeira, futsal, atividades físicas, cachicos (aulas de crochê) e aulas de teatro. Inclusive nos finais de semana, acrescenta o professor, há várias atividades nas quadras e o local também é cedido para reuniões da comunidade, sejam religiosas ou sociais.
Aulas de teatro
Nesta segunda-feira (12) foi aberto inscrições às pessoas interessadas em aulas de teatro. Não há limite de idade e as aulas serão ministradas nas segundas-feiras, das 14h às 17h. Maiores informações com a professora Jerusa (48) 99908-4053 e com o professor Ademir (48) 98450-9790.
A Praça CEU está localizada na rua Eduardo Mikulki, 124, esquina com a Rua José Antônio Pereira, próximo a Unidade Básica de Saúde Ipiranga.
O post Grupo Mulheres Ativas transforma rotina e une comunidades em São José apareceu primeiro em Informe Floripa.