Convenções
O MDB chamou para este final de semana a realização de convenções municipais em Santa Catarina. O partido está presente em todos os municípios. Em Florianópolis e São José as convenções foram realizadas neste sábado (17), quando foram eleitos os novos diretórios, compostos por 45 membros, que escolheram as novas executivas municipais.

Cobalchini no comando
Como antecipado por esta coluna, o presidente da Câmara de Florianópolis, João Cobalchini foi conduzido à presidência do MDB da Capital. A convenção municipal realizada na tarde deste sábado (17), no plenário da Câmara, renovou diretório municipal e Executiva. Ao lado, Cobalchini terá como vice-presidente o Coronel Márcio Alves, praticamente um histórico do partido. Digo isso não pela sua idade, mas pelo tempo de militância.
O detalhe é que ambos assumem o comando partidário pouco mais de cinco anos após terem sido escorraçados da sigla. Nas vésperas da eleição de 2020, ao lado de outras novas lideranças, Cobalchini e Coronel Márcio inscreveram uma chapa para disputar o comando partidário. Através de manobras eles foram impedidos de disputar e ainda foram obrigados a deixar a sigla. Cobalchini foi para o Democratas e se elegeu vereador. Já o MDB definhou e aquele partido que já governou Floripa chegou ao fundo do poço não elegendo sequer vereador.
Como a política muda e muito rapidamente, eles deram a volta por cima. Através da oxigenação partidária o MDB voltou e elegeu três vereadores na eleição do ano passado. Coronel Márcio, que presidiu a convenção deste sábado (17), fez questão de fazer um relato dessas voltas que o MDB deu e deixou claro que diferente do passado, hoje, eles realizaram a convenção conforme prevê as normas e deram a todos a condição de participar do processo e inclusive disputar, se assim quisessem.
Fato é que o partido está forte na Capital e tem um projeto bem definido para 2026 que é a candidatura de Cobalchini a deputado estadual.

Querem?
A convenção do MDB da Capital transcorreu na maior normalidade e o partido saiu fortalecido. Nos bastidores, apenas algumas poucas lideranças históricas – algumas delas que no passado barraram as jovens lideranças que agora assumem o partido – ameaçaram um levante. O agora presidente João Cobalchini entendeu o movimento com naturalidade. Mesmo com o processo respeitando todos os prazos, Cobalchini inclusive sugeriu a eles que se quisessem, a convenção até poderia ser adiada com o objetivo de possibilitar que montassem uma chapa para a disputa. Resultado: a convenção não precisou ser adiada.

Filiado
O renomado jornalista Fábio Nocetti assinou ficha no MDB na convenção deste sábado (17). Teve a ficha abonado por Cobalchini e Márcio Alves.

Força
Na eleição do ano passado o MDB ressurgiu das cinzas. Estava na UTI e agora conta com três vereadores, secretários municipais e lideranças em vários pontos chaves. Contou com uma nominata forte e só não fez o quarto vereador, talvez, porque faltou um pouco de apoio e estrutura de algumas lideranças estaduais do partido que preferiram apoiar candidatos a vereador de outros partidos.
Vinícius eleito em São José
Por unanimidade, os emedebistas josefenses elegeram o vereador Vinícius Ramos como novo presidente do MDB de São José, em convenção realizada na Câmara de Vereadores. Eleito com mais de 4 mil votos nas últimas eleições, Vinícius sucede o vereador Sanderson de Jesus, que presidiu a sigla nos últimos dois anos.
Vinícius destacou a necessidade de união e de aproximação com a base partidária. “Nosso compromisso é com o fortalecimento do MDB, respeitando sua história, valorizando suas lideranças e, principalmente, construindo uma nova geração de protagonistas políticos. Queremos um MDB presente, atuante, preparado para contribuir com São José e com Santa Catarina”, afirmou.
Entre as prioridades da nova gestão estão a valorização dos filiados, o diálogo com a sociedade e a promoção de eventos de formação e capacitação política. O objetivo é ampliar o debate, fortalecer as lideranças e consolidar o MDB como uma força protagonista na política josefense.
O evento contou com a presença do prefeito em exercício de São José, Michel Schlemper. Também estiveram presentes toda a bancada do MDB na Câmara Municipal, formada pelos vereadores Vinícius Ramos, Sanderson de Jesus, Edilson Vieira e pela vereadora Alini da Silva Castro, além de suplentes, filiados, lideranças comunitárias e apoiadores.

Mulher
Durante a eleição da nova Executiva em São José, a vereadora Alini da Silva Castro foi escolhida para assumir a Secretaria da Mulher do MDB de São José, reforçando o compromisso do partido com o protagonismo feminino. Sua eleição representa o reconhecimento da importância da presença e da voz das mulheres na política.
Michel pré-candidato
O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, atualmente prefeito em exercício, é pré-candidato a deputado estadual. A decisão foi tomada e Michel começa se movimentar para construir um projeto forte. Na convenção desse sábado ele deixou claro que conta com o partido como base do projeto.
Michel destacou a importância da unidade partidária e da construção de um projeto político forte e representativo para as eleições de 2026. “O MDB de São José tem história, tem base e tem lideranças preparadas. Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para apresentar à sociedade uma proposta séria, moderna e conectada com os anseios da população”, afirmou.

Nominada forte
A decisão do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper de disputar uma cadeira na Alesc mostra que o partido está montando uma nominata fortíssima para 2026. Aqui na região, além de Michel, o presidente da Câmara de Florianópolis, João Cobalchini também é pré-candidato a deputado estadual. Isso sem falar no prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva que também tem demonstrado interesse em concorrer ao mesmo cargo. Salmir ainda avalia cenários. Tem convite de outros partidos como Podemos e PL para se filiar. Caso fique no MDB e concorra, a Região estará coberta por três candidaturas muito fortes.
Clique para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
O post MDB: Cobalchini e Vinícius no comando; Michel pré-candidato a deputado e outras notas apareceu primeiro em Informe Floripa.