Loteamento Benjamin tem ocupações irregulares demolidas em ação da Susp

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP) e da Secretaria de Infraestrutura, realizou nesta quinta-feira (3) a demolição de três moradias no Loteamento Benjamin. A área do Loteamento Benjamin está passando por um processo de reestruturação para a construção da segunda etapa da Avenida Beira-Rio Forquilhas. 

A força-tarefa tem como objetivo impedir que casas deixadas por moradores reassentados sejam ocupadas. A engenheira da Susp, responsável pelas desapropriações no Loteamento Benjamin, Daniella Scheithauer, explicou que as demolições são realizadas semanalmente em moradias em que os moradores já foram ressarcidos pela Prefeitura e para evitar novas ocupações. Há casas, por exemplo, de famílias que receberam apartamentos no condomínio popular de Vista Alegre.

Segundo ela, desde 2021 foram realizados mais de 300 cadastramentos dos moradores do Loteamento Benjamin, onde será construída a segunda etapa da Avenida Beira-Rio Forquilhas. Na comunidade, denominada pelos próprios moradores como Fé em Deus, no lado Sul, próximo a SC-281, já foram demolidas mais de 30 moradias. “Restam de nove a dez moradias aguardando a definição para onde vão os moradores”, afirma Daniella, e explica que todo o procedimento é acompanhado pelo Judiciário.

Sobre moradias no lado Norte do Loteamento, de acordo com a engenheira, as conversas estão ocorrendo gradativamente. Daniella lembra que a Prefeitura já adquiriu um terreno em Forquilhas para construção de dois condomínios habitacionais de interesse social. Neste local estão em construção 217 lotes que, posteriormente, receberão pavimentação, iluminação pública e rede de água e esgoto.

Além de proporcionar mais dignidade às famílias do Loteamento Benjamin, tem como objetivo abrir espaço para a segunda fase da Avenida Beira-Rio Forquilhas. Fruto de um investimento de R$ 10,4 milhões, o loteamento é executado com recursos próprios da Prefeitura e beneficiará 217 famílias.

A segunda etapa da Beira-Rio Forquilhas, que está em fase de construção, fará a conexão da Rua Antônio Jovita Duarte com a rodovia estadual SC- 281. Essa nova via fará um binário com a Avenida Prefeito Gervásio José da Silva, a Avenida Beira-Rio Forquilhas, e contará com serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação asfáltica e colocação de meio fio, ciclovia e recuo de ônibus.

O post Loteamento Benjamin tem ocupações irregulares demolidas em ação da Susp apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.