Entenda como funciona a coleta de lixo em São José

A Prefeitura de São José tem se destacado na gestão dos resíduos sólidos ao oferecer à população seis alternativas para o descarte adequado do lixo. Com um sistema estruturado, o município disponibiliza Ponto de Entrega Voluntário (PEV), dois Ecopontos, coleta seletiva, coleta orgânica, reciclagem de vidros e a coleta de móveis descartados irregularmente, garantindo que cada tipo de material tenha a destinação correta e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV), mantido pela empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo e outros resíduos no Município, funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h20, na Rua João José Martins, nº 3.001, em Potecas. No local, podem ser descartados, sempre considerando-se 1m³ por munícipe: eletroeletrônicos e eletrodomésticos; móveis, colchões e sofás; material decorrente de poda e jardinagem, como folhas, galhos, pequenos troncos e afins; materiais de construção civil, de reformas, demolições, tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, madeiras, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico,  e material reciclável oriundo da construção civil como papeis, papelões, vidros, plásticos, tubulações plásticas e fiação elétrica.

As coletas seletivas e de resíduos sólidos ocorrem regularmente de porta em porta nos bairros do Município. Caso o morador não saiba os dias em que passa as coletas, basta entrar em contato por meio do telefone da empresa Ambiental (48) 3112-3344. A coleta seletiva é direcionada para a reciclagem, já a orgânica vai para o aterro sanitário.

Móveis descartados

Além do serviço prestado pela Ambiental, onde a coleta de resíduos volumosos (móveis descartados) ocorre por agendamento, por meio do telefone (48) 3112-3344 (47) 99963-5900, o munícipe pode contar com apoio da Secretaria de Infraestrutura que disponibiliza seis caminhões para coleta deste material pelas cidades. Os moradores podem agendar esse recolhimento por meio do telefone da Ouvidoria da Prefeitura de São José 0800 644 9040.

São recolhidos eletrodomésticos (fogão, micro-ondas, máquina de lavar, geladeiras, etc.), móveis inservíveis (sofá, colchão, portas, etc.), e resíduos de podas de jardins (troncos de pequeno diâmetro cortados, galhos e folhas), desde que ensacadas, ou ao menos amarrados em fardos, sempre atendendo ao limite de 1m³ por domicílio.

Ecopontos

Já os Ecopontos são áreas estruturadas para receber resíduos que não podem ser descartados na coleta convencional, como restos de poda, móveis velhos e entulhos de pequenas obras. Essa opção evita o descarte irregular e mantém a cidade mais limpa e organizada. O Município também possui dois ecopontos, um localizado na Beira-Mar e o outro na Praça da Forquilhinha, na Rua Princesa Isabel, que funcionam 24h para colocação destes resíduos e de segunda a sábado, das 10h40 às 19h há servidores orientando os munícipes.

Com essas cinco alternativas, São José reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a limpeza urbana, oferecendo à população meios acessíveis e eficientes para o descarte correto de resíduos. A Prefeitura segue investindo em conscientização ambiental e infraestrutura para tornar o município referência em gestão de resíduos sólidos.

Reciclagem de vidros

Outro serviço prestado pela Prefeitura em parceria com a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), é a reciclagem de vidros. São José já conta com 47 pontos de coleta e receberá mais 16 ainda este mês em pontos estratégicos do município. Desde que foi implantado em fevereiro de 2023 foram mais de 200 toneladas de vidros que ganharam um novo destino.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Além das garrafas de bebidas, em geral, também podem ser descartados nos coletores, copos e taças de vidros, frascos de cosméticos e garrafões de vidro, vidro quebrado e potes de alimentos em geral. Não podem ser depositados vidros planos de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, cristais, pirex e similares, lâmpadas e blindex, telas de TV, vidros de medicamentos.

Confira os pontos de coleta: https://saojose.sc.gov.br/pontos-coleta-vidro/

O post Entenda como funciona a coleta de lixo em São José apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.