Homem morre afogado na Praia da Galheta, em Florianópolis

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou, na tarde de sábado (5), uma ocorrência de morte por afogamento nas águas do costão norte da Praia da Galheta, em Florianópolis.

Inicialmente, assim que recebeu o chamado, a Central de Operações de Bombeiros Militar acionou o posto de guarda-vidas da Praia Mole, informando sobre o arrastamento de pessoas no local. Imediatamente, guarda-vidas civis que realizavam ronda vespertina na região se deslocaram com a Moto aquática para o atendimento, levando consigo equipamento de oxigenoterapia.

Ao chegarem ao local, os guarda-vidas constataram que três pessoas haviam sido afetadas. Duas delas conseguiram sair da água por conta própria, enquanto a terceira vítima, um homem de 25 anos, natural de Barra dos Garças (MT), encontrava-se submersa há aproximadamente 15 minutos.

Os guarda-vidas realizaram o resgate da vítima, removendo-a da água e transportando-a para a faixa de areia. Na areia, foi constatado o grau 6 de afogamento, indicando estado grave. Os guarda-vidas iniciaram imediatamente o protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP), realizando ciclos de compressões torácicas e ventilações.

Após seis ciclos de RCP, a equipe do Helicóptero Arcanjo-01 chegou ao local e assumiu o atendimento, utilizando o dispositivo LUCAS para compressões torácicas mecânicas. Apesar dos esforços conjuntos das equipes de resgate, a vítima não resistiu e a morte foi constatada no local.

Os bombeiros destacam a rápida resposta dos guarda-vidas, que já se encontravam em ronda vespertina e equipados para um possível acionamento. A equipe do Arcanjo-01 chegou ao local aproximadamente 5 minutos após o acionamento inicial.

O CBMSC lamenta profundamente a perda e se solidariza com a família da vítima. A corporação reforça a importância de buscar locais com monitoramento de guarda-vidas e de seguir as orientações de segurança nas praias e demais áreas de lazer aquáticas.

BOMBEIROS BUSCAM HOMEM QUE CAIU DAS PEDRAS NA PRAIA DE GRAVATÁ, EM FLORIANÓPOLIS

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas na tarde deste domingo (6) para atuar no resgate de um homem na Praia do Gravatá, em Florianópolis, após o mesmo cair das pedras e submergir. Para a ocorrência foram acionadas a Moto Aquática e a guarnição da caminhonete.

Segundo testemunhas, o homem caiu das pedras e submergiu. Uma segunda pessoa viu a cena e adentrou ao mar para socorrer a vítima, mas não teve êxito. Essa pessoa foi posteriormente resgatada pela Moto Aquática dos bombeiros.

As guarnições permaneceram na cena durante a tarde realizando buscar superficiais com a Moto Aquática e auxílio dos Guarda-Vidas e do drone.

Foram ainda efetuados mergulhos livre, mas infelizmente sem sucesso na localização da vítima. As equipes mantiveram as buscas durante toda a tarde, enfrentando condições adversas do mar. Até o momento não se sabe a identidade da vítima.

O Corpo de Bombeiros continua empenhado na localização do desaparecido. No início da manhã desta segunda-feira (7) as buscas foram iniciadas no local.

VEJA ABAIXO TRABALHO DE BUSCAS POR PARTE DOS BOMBEIROS EM GRAVATÁ

O post Homem morre afogado na Praia da Galheta, em Florianópolis apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.