CEPON abre 23 vagas para Residência Médica em 2025

O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do Estado vinculada à Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES), sob gestão Fahece, está com inscrições abertas para 23 vagas na Residência Médica de 2025. Neste ano, foi criado o Programa de Residência Médica (PRM) em Patologia, elevando o número de especialidades oferecidas de dez para onze.

A Residência Médica do CEPON inclui também as áreas de Anestesiologia, Dor, Medicina Paliativa, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Oncológica, Hematologia e Hemoterapia, Oncologia Clínica, Radioterapia, Transplante de Medula Óssea e Mastologia.

De acordo com o diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet, a instituição mantém uma tradição de qualidade técnica e científica, que se renova com a chegada de novos residentes. “Esses novos profissionais contribuem com nossos quadros e trazem renovação ao atendimento aos pacientes”, afirma.

Para o coordenador de ensino do CEPON e da COREME, Dr. Breno Santiago, a criação de novos programas reforça o compromisso do CEPON com a expansão, melhorando a assistência e o atendimento aos pacientes, além de alinhar pesquisa e ensino.

“Os nossos residentes têm contato com diversas áreas dentro do CEPON. Além disso, realizam rodízios em outras instituições da SES, aqui em Florianópolis, o que torna a residência de todos os programas do CEPON bastante completa”, destaca Dr. Breno.

Como participar da seleção para a Residência Médica do CEPON em 2025

Os interessados em concorrer às vagas de Residência Médica no CEPON devem se inscrever até 18/10/2024, no processo seletivo unificado, organizado pela AMRIGS, que visa preencher as vagas disponíveis nos Programas de Residência Médica (PRM). A prova AMB, AMRIGS, ACM e AMMS 01/2024 seleciona candidatos para os PRMs listados nos Anexos IX e X do edital, disponível em: (https://www.acm.org.br/prova-acm-residencia-medica/edicao-2024/).

1- Critérios de Inscrição

Existem dois tipos de inscrição, dependendo da especialidade escolhida:

a. Acesso Direto: 

   – Para especialidades que não exigem formação prévia em outra especialidade.

   – O candidato deve ter concluído ou estar no último semestre do curso de Medicina, com a colação de grau prevista até o início do programa. Não é permitida a participação de estudantes que se formarão após essa data ou de médicos não habilitados.

b. Com Pré-requisito:

   – Para especialidades que exigem a conclusão de uma residência médica prévia.

   – O candidato deve ter finalizado ou estar concluindo a especialidade pré-requisito antes do início do programa. Não poderão participar médicos que ainda não concluíram o curso ou que não tenham habilitação.

 2- Procedimento de Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site: www.fundatec.org.br/portal/concursos/

No site, o candidato deve clicar em “Prova AMB, AMRIGS, ACM e AMMS 01/2024” e seguir o link para a inscrição online. É essencial que o candidato leia o edital unificado (https://www.acm.org.br/prova-acm-residencia-medica/edicao-2024/).

 e os editais específicos de cada instituição antes de iniciar o processo.

3- Etapas da Inscrição

a. Preencher o formulário de inscrição online.

b. Selecionar:

   – A cidade onde pretende realizar a prova.

   – O objetivo da prova (Residência com acesso direto ou com pré-requisito).

   – O PRM de interesse.

c. Imprima o boleto e pague a taxa de inscrição.

A prova teórico-objetiva será realizada no dia 17 de novembro de 2024, sob a responsabilidade da Associação Catarinense de Medicina (ACM), conforme o edital SES RM nº 03/2024. Todos os PRM do CEPON são aprovados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Vagas

Anestesiologia: 6 vagas

Patologia: 1 vaga

Radioterapia: 1 vaga

Oncologia Clínica: 4 vagas

Dor: 1 vaga

Hematologia e Hemoterapia: 5 vagas

Cirurgia Cabeça e Pescoço: 1 vaga
Medicina Paliativa: 1 vaga

Cirurgia Oncológica: 2 vagas

Mastologia: 1 vaga

Transplante de Medula óssea: em breve.

Para mais informações: [email protected]

O post CEPON abre 23 vagas para Residência Médica em 2025 apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.