3º Ceart Aberto da UDESC traz o tema Bem Viver e valoriza ações de sustentabilidade

3º Ceart Aberto da UDESC traz o tema Bem Viver e valoriza ações de sustentabilidade 1

No dia 14 de setembro foi realizada a 3ª edição de 2024 do evento Ceart Aberto, na Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC.

Neide Shulte, coordenadora do Ceart Aberto, apresenta a atividade como um espaço no qual a comunidade pode juntar suas ações com o que é desenvolvido no Centro de Artes, Design e Moda – Ceart da UDESC.

O tema desta edição foi “Bem viver”, trazendo uma reflexão com o meio ambiente, a sustentabilidade e de que forma podemos tornar o mundo melhor. O evento contou com apresentações artísticas, feira de artesanato com produtos de alunos e da comunidade, exposição de artes, brechó, projetos relacionados à educação ambiental, entre outras atrações.

O Coletivo APAE de Palhoça embelezou o ambiente com uma exposição de artes. Isabel Possidônio, professora de artes na APAE de Palhoça e aluna egressa do curso de Moda da UDESC, ressalta que o trabalho desenvolvido atualmente por ela é muito focado na sustentabilidade e no reaproveitamento de materiais. “A didática utilizada nas aulas possibilita que as pessoas trabalhem com liberdade, com emoção. A essência é descobrir novas possibilidades, ressignificando os materiais e dando asas à criatividade”, segundo a professora. 

Julita Ferraz, representante do Instituto Sueco-Brasileiro de Economia Circular – ISBE e da Mesus Consultoria, contribuiu com a educação ambiental e gestão de resíduos no local. Nosso intuito é orientar sobre o que é reciclável, o que é rejeito e, para, além disso, promover um consumo consciente. Julita lembrou, ainda, que no dia mundial da limpeza, 21 de setembro, serão realizadas diversas ações voltadas a essa temática.

A participação do ISBE contou com a parceria do Juan Carlo Xiol, conhecido como Mandala, que criou os mobiliários disponibilizados no local para a separação dos resíduos. “O mobiliário foi todo construído com materiais recicláveis. O trabalho de hoje é interessante para a sensibilização do uso de resíduos e o banco de dados para os próximos eventos, para que possamos interferir e melhorar para edições futuras”, ressalta Mandala.

O evento fechou com a apresentação da Banca Reciclave Aldo Câmara – BRAC que faz parte do Projeto Reciclave. Pedro Henrique Sena, criador projeto, destaca que a iniciativa une a música com material reciclável, relações humanas e a natureza. A missão do Reciclave é “utilizar o material reciclável para criar som a partir de tudo que dizem ser ‘lixo’, reciclando olhares e trabalhando como ferramenta de transformação social”.

A próxima edição do Ceart Aberto será em novembro. O edital contendo as informações sobre inscrições, tanto de alunos quanto da comunidade, está disponível nas redes sociais do Ceart.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.