Setembro Amarelo tem campanha que busca promover a conscientização e prevenção do suicídio

Setembro Amarelo tem campanha que busca promover a conscientização e prevenção do suicídio 1

Cuidar da saúde mental e não reforçar estigmas é o objetivo da campanha Setembro Amarelo, que ocorre durante este mês, tendo o dia 10 como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste ano, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”,que fomenta ações por todo o país. O número de suicídios no Brasil atinge cerca de 14 mil casos por ano, uma média diária de 38 pessoas que tiram a própria vida, de acordo com dados do Governo Federal.

 A maior parte dos casos, mais de 90%, estavam relacionados a transtornos mentais, principalmente depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Ainda assim, é preciso avaliar cada caso de forma individual. De acordo com a psicóloga Ana Paula Jacomino, a data reforça a importância da conscientização e um olhar bem cuidadoso sobre o suicídio, sem julgamentos e estigmatizações. Não se pode confundir a pessoa com seus atos, segundo aespecialista.

“Mas é uma pessoa que entendeu a morte como uma opção, tamanha era a dor que ela estava vivendo. Então, o suicídio, na verdade, ele não está relacionado só com depressão, com transtornos mentais, uso de drogas, essas coisas. Todos nós, sereshumanos que sofremos e que temos angústias, em algum momento podemos não dar conta e cometer o suicídio, é uma linha bem tênue”, aponta a psicóloga, que completa que antes de julgar, é preciso olhar para dentro e se perguntar se, em momentos deangústia e dor, o suicídio nunca foi pensado como uma opção.

 Jacomino entende que não é recomendado somente pensar em suicídio de um modo geral, mas caso a caso, com suas particularidades. Em um momento em que a pessoa escolhe tirar a vida, o sentimento é de perda de sentido, ao contrário da força demanutenção que é constante em nossas rotinas.

 “Então, ela é uma morte que gera muita culpa, acusações, vergonha, medos, impotências e também um não saber. Porque a verdade é que cada ser humano é absolutamente único”, completa a psicóloga.

 Acolhendo as dores

 Todos possuem momentos negativos, rancor, raiva, tristeza, angústias e dores, que fazem parte da vida e permeiam a existência do ser humano. Validar essas percepções e acolher os sentimentos é essencial para que não haja uma violência contra sipróprio.

A psicóloga detalha a percepção de Freud, que apontava a complexidade e a gravidade que trazem a noção e a busca de perfeição e completude. Saber que a vida possui fim traz um sentido de finitude e busca por metas, objetivos, sentimentos – casocontrário, seria possível esperar pela eternidade inteira para realizar os sonhos.

“A morte, ela é um limite bem absoluto, só que é muito fundamental que a gente vá lidando com os limites no decorrer da vida, porque o que a gente está vendo hoje é que quanto maior a geração do pode-tudo, maior é o índice de suicídio,porque no pode-tudo, que não lida com esses limites, na primeira dificuldade, a pessoa vai lá e comete o suicídio”, completa Jacomino.

Olhar atento para a juventude

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, apontam que o suicídio é a segunda principal causa de mortes de adolescentes de 15 a 19 anos, o que acende um alerta adicional e reforça a necessidade de umaatenção especial nesta faixa etária.

A psicóloga acredita que as situações precisam ser olhadas de forma específica, mas orienta os pais a darem limites e ensinando para os filhos, ainda que firmes, o que precisa ser feito. Somente assim, quando surgirem frustrações no futuro, ascrianças e adolescentes poderão saber se adequar melhor às adversidades da vida.

“Se essas pessoas não forem experimentando essas pequenas mortes, que são essas frustrações, no primeiro momento que aparece uma frustração, a pessoa não quer mais viver. Então, que tudo aquilo que precisa morrer dentro de nós encontre um realrecurso e uma ajuda, que possamos encontrar o cuidado necessário na hora que estiver muito difícil para fazer essa transformação e a partir dela estarmos ainda muito melhor”, conclui Jacomino.

ENVIE SUA SUGESTÃO DE NOTÍCIA PARA O PORTAL SUL DE FLORIPA: 48 99201 4146
MANDE AQUI INFORMAÇÕES SOBRE O SEU EVENTO PARA AGENDA DO PORTAL SUL DE FLORIPA: 48 99201 4146
E-mail: [email protected]

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica,  ultrarrápida com 1 GIGA de velocidade
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – cuide da sua saúde enquanto dorme.
JD GÁS E ÁGUA –
entrega rápida e preço bom.
DELÍCIAS DA DY –
comida caseira, viandas congeladas e serve festas e eventos.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo no Sul de Floripa.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
Pintura, funilaria, polimento, restauração de carros antigos.
LONGEVIDADE AUTÔNOMA  do Professor Felipe – 
especializado para idosos, no Morro das Pedras.
CICLE CAMPECHE –
Oficina de bike, aluguel de bike, venda e delivery de bike.
CHARLIE CONFEITARIA E CAFÉ – 
brownies, chocolates, cafeteria e presentes.
VALENA ESPAÇO DE SAÚDE ESTÉTICA E PILATES – focado em seu bem-estar.
ECO MATERIAIS ECOLÓGICOS – Sua obra commateriais 100% reciclados e ecologicamente correto.
MC MECÂNICA DE CARROS – O seu veículo em boas mãos.
T-ZEUS 30 – Complexo vitamínico que revigora os homens.
RUNNER CLUBE DE BENEFÍCIOS – proteção e assistência do imediata do seu veículo.
POUSADA SOLRISO – Pousada ao lado do aeroporto de Florianópolis.
MESUS CONSULTORIA – Especializada em gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade.
CARRO & SOFÁ LIMPO FLORIANÓPOLIS – higienização e impermeabilização de estofados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.