Mais do que devolver a visão, a doação restaura a esperança

Repleto de esperança e emoção, o HOF deu início à Semana da Doação de Órgãos de forma especial com o II Encontro dos Transplantados. O evento, que reuniu cerca de 60 pessoas na tarde de segunda-feira (23), no auditório do Hospital de Olhos de Florianópolis, proporcionou um espaço de troca, onde os participantes puderam se informar, expressar sentimentos e compartilhar experiências de vida.

A segunda edição do Encontro foi aberta pelo Dr. Ernani Garcia, Diretor e Responsável Técnico do HOF, ao lado do Dr. Joel de Andrade, Coordenador da SC Transplantes. Nessa parceria, a enfermeira Helayne Bezerra, da SC Transplantes, explicou as etapas e processos da distribuição de córneas, enquanto a enfermeira Clarissa Pucci apresentou a logística do HOF para garantir a segurança e eficiência nos transplantes de córnea.

Repleto de esperança e emoção, o evento que já era amado em 2018, quando teve a primeira edição, voltou com uma novidade: a presença de Andresa Regina dos Santos, mãe de um doador. Com a mesma generosidade que a fez dizer “sim” para a doação de órgãos do seu filho, que faleceu em 2022 num acidente de moto aos 19 anos, compartilhou um depoimento tocante: “Nunca tinha conhecido um transplantado. Fiquei profundamente tocada ao ver de perto o impacto transformador e de esperança que é a decisão de doar”.

“O Encontro de Transplantados dá luz ao que precisa ficar nítido o ano inteiro: doar salva vidas, e um simples ‘sim’ pode mudar muitas histórias”, resumiu o Dr. Ernani Garcia. Ao reunir pacientes, profissionais da saúde e uma família doadora para um dia de conversas, aprendizado e informação, o HOF reforça que cada doação devolve mais do que a visão, ela restaura a esperança.

O post Mais do que devolver a visão, a doação restaura a esperança apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.