Vivências lúdicas com abelhas sem ferrão no Pântano do Sul

Vivências lúdicas com abelhas sem ferrão no Pântano do Sul 2

No sábado, 28 de setembro, o Portal Sul de Floripa foi até o Pântano de o Sul conhecer uma abelharia onde são criadas abelhas sem ferrão. A manhã ensolarada estava perfeita para um passeio diferente e repleto de aprendizados com a criançada.

Alessandra Castro, idealizadora do projeto Abelharia da Mata é bióloga, fitoterapeuta e tem mais de dez anos de experiência em coordenação de projetos socioambientais. Segundo ela, “há uns dois anos começamos a criar abelhas sem ferrão em família e me apaixonei por isso. Então, quis compartilhar com as famílias e, especialmente, com as crianças todas essas informações. Assim, idealizamos a Abelharia”.

O objetivo do projeto é trabalhar com famílias e crianças, de uma forma divertida e lúdica, a questão da preservação das abelhas sem ferrão – pois muitas famílias que chegam aqui nem sequer sabem que existem essas espécies, ressalta Alessandra.

Katia Regina Espíndola, participante da vivência, relata que teve uma experiência muito legal, pois é um projeto maravilhoso para as escolas e famílias levarem as crianças e conhecerem como é a criação das abelhas e como é fornecido o mel.

O ambiente é totalmente acolhedor, cercado de natureza e decorações com a temática das abelhas. Helena Kersten Michels tem cinco aninhos e o que ela mais gostou foi “aquela placa onde a gente sobe na escadinha e põe o rostinho para virar uma abelhinha”. 

Como participar?

A Abelharia recebe turmas de escola durante a semana.

E em alguns finais de semana por mês são realizadas vivências para as famílias.

As escolas e famílias interessadas podem entrar em contato via Instagram para agendamentos de visitas e outras informações: @abelhariadamata

Adicionar aos favoritos o Link permanente.