Escola do Legislativo realiza debate sobre acessibilidade atitudinal

O encontro, realizado na tarde do dia 17 de outubro, reuniu representantes de várias entidades que representam as pessoas com deficiência. Em pauta, a acessibilidade atitudinal, um conjunto de práticas, atitudes e comportamentos que promovem a plena participação de pessoas com deficiência da vida em sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O debate atendeu a um pedido da Comissão Permanente da Câmara de Vereadores de São José e as palestras foram promovidas pelo Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD).

“A acessibilidade atitudinal é a mãe de todas as acessibilidades”, afirma Josué Leandro da Rosa Coelho, presidente do CMPD. “É a partir dela que será possível garantir acessibilidade e respeito às pessoas com deficiência em todos os espaços”, reitera Josué. Segundo ele, o destaque ao tema é essencial para que as pessoas possam compreender as atitudes que devem ser tomadas diante de quaisquer situações que envolvam a garantia de acesso das pessoas com deficiência, seja em um atendimento, seja na locomoção ou no acolhimento.
Também participaram do debate Geofilho Ferreira Moraes, secretário-executivo do CMPD,
Leandro de Oliveira, assistente social da Secretaria de Assistência Social de São José, Patrícia Antônio Fortunato Barreto, psicóloga da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Jucileni Paixão, presidente da AFLODEF, Daniela de Souza de Paula, da Associação Especial de Terapias Educacionais e Angelita Crespo Nunes, da Associação Amigo Down. O vereador Adair Tessari representou a Câmara no evento e destacou a importância do tema para toda a sociedade. “A hora é agora. Momento de trazer à tona essas questões e criar mecanismos para que a acessibilidade seja assegurada em todos os lugares e momentos”, enfatiza o vereador, que integra o Conselho Escolar da Escola do Legislativo.

O debate foi acompanhado por um plenário lotado. E teve a transmissão ao vivo através da TV C MARA 10.2 e também pelas redes sociais. Durante quase três horas, os participantes receberam informações sobre o tema e puderam ouvir relatos de profissionais e mães que convivem diariamente com os desafios da acessibilidade atitudinal. O evento foi um marco para Câmara de Vereadores de São José, não apenas pela relevância da pauta, mas também pela oportunidade de reforçar o compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade. A presença ativa e o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência foram essenciais para o sucesso da iniciativa, que se traduziu em uma rica troca de experiências, reforçando a importância de discutirmos acessibilidade não apenas sob o aspecto estrutural, mas também sob uma perspectiva comportamental e cultural.

O post Escola do Legislativo realiza debate sobre acessibilidade atitudinal apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.