Catarinenses representam o Brasil no xadrez da Gymnasíade, no Bahrein

A catarinense Clara Dias, de 16 anos, faz parte da delegação brasileira na disputa do xadrez da Gymnasiade Bahrein Sub 18 2024, competição organizada pela International School Sports Federation (ISF). Os jogos iniciaram na quarta-feira (23) e segue até 31 de outubro, em Manama, no Bahrein. No xadrez, estão na disputa 110 atletas de 22 países.

Clara é de Criciúma, onde representa o Colégio Leme. Em maio deste ano, ela conquistou o título de campeã invicta dos Jogos Escolares Brasileiros, em Aracaju, o que lhe valeu a classificação para a Gymnasiade.

Além de Clara, representam o Brasil no torneio a carioca Maria Luiza Prado Teixeira, o cearense Artur Tin Un Dai Silva e o brasiliense Luigy Lira de Siqueira. A técnica da seleção brasileira é a catarinense Regina Ribeiro, octa campeã brasileira, que há mais de uma década comanda o xadrez escolar em Blumenau, onde nasceu.

O sistema de disputa, chamado de suíço, contempla nove rodadas de partidas de 15 minutos mais 10 segundos de acréscimo para cada lance, de cada jogador. A competição do xadrez começou na sexta-feira (25), na Biblioteca da American University of Bahrain.

Após as duas primeiras rodadas, Luigy e Artur se mantém entre os líderes, com duas vitórias cada um. Clara Dias venceu um jogo e sofreu uma derrota, enquanto que Maria Luiza tem uma derrota e um empate.

O evento faz parte do calendário oficial da ISF – Federação Internacional de Esporte Escolar. A delegação brasileira que representa a CBDE – Confederação Brasileira do Desporto Escolar é composta por cerca 500 membros entre atletas, técnicos, árbitros e dirigentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.