Desterro Autoral chega às ruas em novembros com Skrotes, Nouvela convida Letrux, Iriê, Akanoá e Situatuion

Desterro Autoral chega às ruas em novembros com Skrotes, Nouvela convida Letrux, Iriê, Akanoá e Situatuion 2

O Desterro Autoral, movimento cultural dedicado à promoção da música independente de Florianópolis, está prestes a encerrar sua temporada de grandes eventos de forma grandiosa! Nos dias 17 e 23 de novembro, a trupe do projeto convida a todos para duas experiências imperdíveis e gratuitas: o “Desterro Autoral Na Rua convida Skrotes” e o “Giro Desterro Autoral”.

No dia 17 de novembro, domingo, o “Desterro Autoral Na Rua” recebe uma das bandas mais icônicas de Santa Catarina: os Skrotes! A apresentação, que acontece às 17h na icônica cabeceira da Ponte Hercílio Luz, no Parque da Luz, promete ser um espetáculo imperdível para os fãs da boa música. E o melhor: a banda trará em primeira mão seu novíssimo álbum, “Matadeiro”, lançado em 08 de novembro nas plataformas digitais.

Mas a diversão não para por aí! No sábado, 23 de novembro, a partir das 17h, o “Giro Desterro Autoral” tomará conta do Elevado Seu Getúlio, no Rio Tavares, trazendo uma verdadeira maratona musical. O evento contará com um lineup de tirar o fôlego, incluindo Nouvella, que convida a multitalentosa cantora carioca Letrux, além de Iriê celebrando 25 anos, Akanoá e a banda Situation, que recentemente conquistou o Prêmio Julio Lemos.

Idealizado pelos produtores culturais Arturo Valle e Marina Tavares, juntamente com o músico Thiago Mates, vocalista da banda Stella Folks, e com a produção do Studio de Ideias, o Desterro Autoral é um movimento cultural que busca conectar o público de Florianópolis à sua rica e diversificada cena musical. Isso é feito por meio de intervenções artísticas, incluindo o “Desterro Autoral Na Rua”, os “Encontros” (que consistem em palestras, oficinas e workshops com profissionais da música) e os “Giros” (mini festivais).

Desde junho, o projeto promoveu esse contato direto do público com algumas bandas em performances surpreendentes, como Apocalypse Cùir, Daniel Arena Trio, Dirty Grills, Exclusive os Cabides, Grillo e Os Mosquitos, MC Versa e Groove Hunters, Nouvella, Os Reis do Nada, Stella Folks e Tijuquera.

Produção: Studio de Ideias

O Desterro Autoral é um projeto viabilizado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e conta com as incentivadoras CASAS DA ÁGUA Materiais para Construção e Eletrodomésticos e Supermercados Imperatriz.

Programe-se:

Desterro Autoral Na Rua com Skrotes

Quando: domingo, 17 de novembro, às 17h.

Local: Cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, próxima ao Parque da Luz

Entrada: Gratuita, evento com classificação livre.

Sobre Skrotes: Skrotes é uma banda instrumental de Florianópolis formada em 2009, composta por Chico Abreu (baixo), Igor De Patta (teclas) e Guilherme Ledoux (bateria). “Matadeiro” é o sexto álbum do grupo, gravado com finalização analógica de alta definição no Ouié Studio. A sonoridade dos Skrotes é marcada pelo experimentalismo e pela desconstrução, que lhes permite transitar por estilos como jazz, clássico, choro, rock e música afro-brasileira em uma fusão única.

Giro Desterro Autoral

Quando: 23 de novembro (sábado), às 17h

Local: Elevado Seu Getúlio, Rio Tavares

Entrada: Gratuita, evento com classificação livre.

Desterro Autoral chega às ruas em novembros com Skrotes, Nouvela convida Letrux, Iriê, Akanoá e Situatuion 3

Sobre as atrações:

Letrux: A multi-artista carioca Letrux é a convidada da banda Nouvella, de Floripa, para um reencontro nos palcos da cidade. Cantora, compositora e escritora Letrux é uma das vozes mais inovadoras do indie brasileiro. Com uma carreira que mistura música, literatura e atuação, ela se destaca pela originalidade e profundidade de suas obras. Seu mais recente lançamento, o álbum “Letrux como Mulher Girafa”, foi lançado em junho de 2023. E sua ligação com a cena musical de Florianópolis se estende a parcerias com outros artistas locais, como o cantor e compositor ROHMA. A música de Letrux é uma fusão de estilos que vai do MPB ao rock alternativo, sempre com letras poéticas e bem-humoradas.

Nouvella: O quarteto do Rio Tavares foi responsável por dar a largada ao projeto Desterro Autoral com a primeira ação “Na Rua”, em um show em julho de 2024 e que parou a esquina das ruas Ruas Felipe Schmidt e Trajano, no Centro de Florianópolis. Agora retorna ao palco do Giro Desterro Autoral e convida para uma participação especial a cantora Letroux, revivendo a experiência que aconteceu também na cidade no início do ano. Será histórico, como na primeira vez. Nouvella vem de uma sequência de ano favorável à amplificação do trabalho da banda de rock no cenário da música independente nacional alcançando palcos de grandes festivais como Lollapalooza Brasil e Psicodália. No mesmo período lançou dois EPs: “Love Cirkus” e “Love Cirkus, Pt. 2”.

Iriê: O Desterro Autoral entra nas celebrações dos 25 anos de uma das bandas históricas da cena musical de Floripa e Santa Catarina. A banda Iriê, uma das mais influentes do reggae em Santa Catarina, celebra esse marco com uma formação renovada e cheia de energia. Atualmente, o grupo é composto por Cléo Borges (baixo), Christian Feel (guitarra), Sergio Sant’Anna (teclados), Daniel da Luz (percussão), Isaías Nunes (voz), Cauê Borges (guitarra e violão) e Fabiano Luiz “Kavera” (bateria). Em 2024, a banda lançou o DVD “Ao Vivo 25 Anos Acústico”, que captura a essência de suas apresentações ao vivo e celebra sua trajetória com versões acústicas de seus maiores sucessos. É uma honra poder homenagear essa banda histórica no Palco do Giro Desterro Autoral.

Akanoá: Banda criada na Grande Florianópolis por integrantes da cena autoral regional que produz sua música multi inspirada em ritmos que vão do rock, samba, bossa nova ao ska com muita explosão também.

Situation: A banda de Florianópolis foi a premiada na primeira edição do Prêmio Julio Lemos Desterro Autoral de Música e é a mais nova integrante do line-up do Giro Desterro Autoral. Situation também gravará um EP profissional como parte da premiação. O grupo define seu som como “Reggae Night” e traz na formação músicos experientes, que já tocaram em bandas como Stonkas, Coletivo Operante e Phunky Buddha. Com Caio Cezar nos vocais e guitarra, Luiz Maia no baixo, Luciano Fadel na bateria, Flávio Santiago no trompete e percussão e Ulysses Dutra na guitarra solo, Situation traz uma sonoridade inovadora que reflete a extensa bagagem de cada músico.

Desterro Autoral chega às ruas em novembros com Skrotes, Nouvela convida Letrux, Iriê, Akanoá e Situatuion 4
Adicionar aos favoritos o Link permanente.