Materiais com símbolo característico de radioatividade, localizada em uma residência no bairro Ingleses, Florianópolis.

A Coordenadoria de Emergências com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo materiais com símbolo característico de radioatividade, localizada em uma residência no bairro Ingleses, Florianópolis.

De pronto o Major Bm Marcelo Della Giustina da Silva, buscou maiores informações e repassou as orientações iniciais ao responsável pela residência. Concomitante fez contato com o Professor Doutor Marcelo Schappo, do IFSC de São José, com capacitação resposta em Emergências radiológicas e Nucleares, e a Professora Doutora na área Nuclear Sra.

 

Daine Cristini do IFSC de Florianópolis, para apoiar na ocorrência. Foi realizado também contato com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para deixar ciente sobre o fato, e receber orientações.

A Defesa Civil Estadual, através do coordenador regional da Grande Florianópolis, Sr Alexandre Miranda, e a Defesa Civil Municipal, através do Gerente de Operações e assistência, Alexandre João Vieira, também estiveram no local para apoiar.

No local foram feitas medições com aparelhos detectores nuclear e radiológicos, e os resultados não apontaram nenhum risco que merecesse atenção ou ações adicionais. tratava-se de partes de equipamentos para uso em medicina nuclear.

Após a situação foi repassada novamente ao CNEN, que deu a destinação adequada.

Segundo informações do responsável pela residência seu tio faleceu faz 2 meses e ele ficou responsável pela limpeza do local, quando foi fazer a limpeza localizou esses invólucros com o símbolo característico “trifólio” e de imediato procurou orientações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.