Prefeitura de São José recolhe móveis e resíduos volumosos

Tem móveis e eletrodomésticos velhos para descarte? Saiba que a Prefeitura de São José recolhe esses itens de forma gratuita e dá o destino adequado. Seis caminhões da Secretaria de Infraestrutura percorrem os bairros diariamente, de segunda a sexta-feira, para a coleta.

Os interessados podem agendar o recolhimento pelo telefone da Ouvidoria (48) 3381-0199, de segunda a sexta-feira. 

Durante o trajeto, os profissionais da Secretaria de Infraestrutura também coletam itens descartados irregularmente pela população em praças e vias públicas. 

A coleta organizada de móveis e itens domésticos traz diversos benefícios, como reciclagem e preservação dos recursos naturais; redução de lixo nas ruas, contribuindo para uma cidade mais limpa e saudável; e apoio à economia local, ao gerar trabalho para cooperativas de reciclagem.

O descarte irregular é crime, conforme Lei Federal n° 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais, com penalidade prevista no artigo 54. A prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. 

Não são considerados volumosos os resíduos provenientes da construção civil (restos de demolição, madeiras de construção, tijolos, cerâmicas, telhas de qualquer material, latas de tintas e solventes).

Ambiental 

Além deste serviço, os moradores de São José interessados em descartar resíduos volumosos podem agendar a coleta com a empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo e outros resíduos no Município. O morador pode agendar pelos telefones (48) 3112-3344 ou (47) 99963-5900.

São recolhidos pela Ambiental: eletrodomésticos (fogão, micro-ondas, máquina de lavar, etc.), móveis inservíveis (sofá, colchão, portas, etc.) e resíduos de podas de jardins (troncos de pequeno diâmetro cortados, galhos e folhas) desde que ensacadas ou ao menos amarrados em fardos, sempre atendendo ao limite de 1m³ por domicílio.

Ponto de Entrega Voluntária (PEV)

Outra opção para o descarte adequado em São José é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV). O espaço, mantido pela empresa Ambiental, funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h20, na Rua João José Martins, nº 3.001, em Potecas.

No local, podem ser descartados, sempre considerando-se 1m³ por munícipe: eletroeletrônicos e eletrodomésticos; móveis, colchões e sofás; material decorrente de poda e jardinagem, como folhas, galhos, pequenos troncos e afins; materiais de construção civil, de reformas, demolições, tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, madeiras, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, e material reciclável oriundo da construção civil, como papéis, papelões, vidros, plásticos, tubulações plásticas e fiação elétrica.

Não são aceitos resíduos perigosos, tais como tintas, solventes, óleos, agrotóxicos e outros, ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde, resultantes de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas; bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde. Também não são aceitos cartuchos de impressora, pilhas e baterias, pneus, medicamentos vencidos e lâmpadas fluorescentes.

O post Prefeitura de São José recolhe móveis e resíduos volumosos apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.