Professores protestam na 1ª sessão do ano da Câmara da Capital

Um protesto de professores organizado pelo Sintrasem tomou a cena da primeira sessão ordinária da Câmara de Florianópolis realizada na tarde desta segunda (30). A indignação dos professores – que prestaram o processo seletivo no final do ano passado para ACTs na área de educação especial – é a edição da portaria 28, no início de janeiro, que impediu que escolhessem suas vagas. Leia mais sobre o assunto aqui.

Enquanto os professores pediam a revogação da portaria, tanto em frente ao prédio da Câmara como nas galerias, no plenário os vereadores debateram sobre o tema. Ainda na presença do prefeito Topázio Neto, que foi ao Legislativo fazer a leitura da mensagem anual, o vereador Afrânio Boppré (PSOL) fez um apelo para que a portaria fosse revogada.

O vereador ligado ao Sintrasem, professor Bruno, do PT, cobrou que a administração retome as negociações para resolver a questão. “A Prefeitura iniciou negociações e disse que iria encerrar as chamadas para as vagas enquanto as negociações andassem e isso não aconteceu”, reclamou. Assessores diretos do prefeito Topázio Neto (PSD) confirmaram a esse colunista que neste momento não há diálogo.

Protesto em frente à Câmara

O vereador Guilherme Pereira (PSD) se colocou à disposição para intermediar um acordo. Ele sugeriu criar uma comissão envolvendo vereadores da Casa para que o assunto fosse mais bem debatido. A vereadora Carla Ayres (PT) enalteceu a iniciativa de Gui “o papel do legislativo é justamente esse de mediar soluções”, disse.

Privatização do Carnaval

Mas, nem só de protestos da área da educação viveu o plenário da Câmara nesta segunda (3). Manifestantes também posicionaram-se através de cartazes contra a intenção do governo municipal de, segundo eles, “privatizar” o Carnaval, através de um edital que define critérios para cessão de espaços na região central da Capital para a festa do momo. O temor é de que o Carnaval de blocos de rua seja prejudicado nesse processo.

Cartazes contra a privatização do Carnaval em Florianópolis

Previdência dos servidores

Como já é de praxe, o prefeito Topázio Neto (PSD) também compareceu na primeira sessão do ano e fez a leitura da mensagem anual. O ponto mais relevante da fala foi quando o prefeito externou que conta com a Câmara para implementar uma reforma da previdência dos servidores municipais, há muito defasada.

Em entrevista publicada neste final de semana neste espaço o presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB) falou que o assunto ‘reforma da previdência dos servidores da Câmara’ é caro para o Poder Legislativa e adiantou que é parceiro para encontrar soluções caso o prefeito envie um projeto para a Casa, que por óbvio abrangeria servidores do Executivo e Legislativo.

Cidade da Saúde

Topázio também citou “avanços significativos nos últimos anos”, como a revisão do Plano Diretor – feita em parceria com a Câmara – além de obras fundamentais como o Multihospital no Sul da Ilha, a macrodrenagem no Rio Vermelho e outras.  

Ele ainda citou desafios como a conclusão da obra da nova Ponte da Lagoa, que passou por cinco intervenções judiciais e pontuou novos desafios. Entre eles ampliações de pistas nas rodovias SC-401 e SC-404 e a implantação da Cidade da Saúde, para melhorar o atendimento no Norte da Ilha, a exemplo do Multihospital no Sul da ilha. Na área da educação o prefeito lembrou a promessa de ampliação do acesso ao ensino integral.

“Não tenho medo de enfrentar desafios como sempre fizemos por que acredito na força de nossa cidade em enfrentar desafios como sempre fizemos”, disse o prefeito e encerrou agradecendo aos votos que lhe possibilitaram este segundo mandato.

Topázio fez a leitura da mensagem anual na Câmara

Pré-candidato

Florianópolis tem mais um pré-candidato a deputado estadual. O secretário de Esporte, Cultura e Lazer, vereador, Roberto Katumi tem seu nome na lista do PSD como potencial pré-candidato. O PSD quer fazer um projeto eleitoral robusto para dar base à candidatura de João Rodrigues ao governo do Estado e por isso está mapeando lideranças como Katumi para fortalecer o projeto.

Secretário Roberto Katumi

 Para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Ex-Diretor-Geral da PRF de Bolsonaro se filia ao PSD

Ao lado de João Rodrigues, prefeito de Chapecó e pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no governo de Jair Bolsonaro, Silvinei Vasques, anunciou sua filiação ao PSD catarinense. Vasques, que ocupa o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico na Prefeitura de São José, oficializou sua adesão ao partido.

A entrada de Vasques fortalece ainda mais o alinhamento do PSD com a direita, ampliando sua presença no cenário estadual.

Vasques, que se consolidou como uma figura de confiança de Bolsonaro, foi filiado ao PL, mas não encontrou espaço no governo de Jorginho Mello (PL) e, por isso, deixou a sigla. Ele atuou ao lado do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), que se reelegeu na disputa contra Adeliana Dal Ponte (PL).

“O PSD é um partido de direita em Santa Catarina. Chego ao PSD para estar ao lado de João Rodrigues, nosso pré-candidato ao Governo do Estado em 2026”, afirmou Vasques.

A amizade de João Rodrigues com Bolsonaro também foi ressaltada. “Posso falar com absoluta certeza: Bolsonaro tem amigos em Santa Catarina, e um deles é o Prefeito João Rodrigues.”

Silvinei com João Rodrigues

Aumento da tarifa de ônibus

Os vereadores do PSOL de Florianópolis apresentaram um Projeto de Decreto Legislativo para revogar o aumento de 15% da tarifa de ônibus.

O texto é assinado por Leonel Camasão, Afrânio Boppré e Ingrid Sateré Mawé. Para os parlamentares, o valor de R$ 6,90  – que coloca a cidade como a capital com o transporte público mais caro do país – aumenta o custo de vida da população.

Considerando uma carga de trabalho de 24 dias com o uso de duas passagens diárias, o gasto mensal com ônibus seria de 21,82 % do salário mínimo.

“O reajuste não só dificulta o acesso ao transporte, mas também agrava a situação financeira e o poder de compra de quem já enfrenta dificuldades econômicas, afetando negativamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida”, diz a proposição.

No dia 17 de fevereiro, às 17h, ocorrerá uma manifestação pela Tarifa Zero em frente à Câmara Municipal. Venha lutar público e de qualidade!

Defesa Civil e segurança

Defesa Civil, segurança pública e o compromisso com as necessidades da população foram os temas que pautaram a primeira Sessão Ordinária de 2025 da Câmara de São José, nesta segunda-feira (3). O presidente da Casa, vereador Matson Cé, destacou que as questões de defesa da população contra os problemas causados pelas questões climáticas serão uma das principais bandeiras do Legislativo.

De acordo com ele, serão realizados encontros e debates sobre as necessidades e melhoria da estrutura da cidade para o atendimento às pessoas em caso de enchentes, enxurradas, vendavais e outros problemas causados por questões climáticas. Questões em comum das cidades da Grande Florianópolis devem ser debatidas com a participação de outras câmaras e em conjunto com o governo do Estado. “Temos que estar preparados pois estamos enfrentando muitas mudanças no clima”, acrescentou, lembrando dos problemas enfrentados pelo Rio Grande do Sul.

O presidente da Câmara ainda lembrou da importância de a Casa apresentar soluções em busca de uma cidade melhor. “Chamar a população para construir soluções e cobrar o que não está correto”, complementou.

Presidente da Câmara de São José, Matson Cé (PSD)

Formação das comissões

A pauta única da primeira sessão da Câmara de São José tratou da formação das comissões permanentes da Casa, que são responsáveis pela análise dos projetos conforme o Regimento Interno.

Para a comissão de Constituição, Justiça e Redação foram escolhidos os vereadores Cryslan de Moraes, Aline da Silva Castro e Alexandre Velha.

Para a comissão de Finanças e Orçamento foram escolhidos os vereadores Nardi Arruda, Romeu Vieira Neto e Edilson Alzemiro Vieira.

Para a comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente foram escolhidos os vereadores Clonny Capistrano, Sanderson de Jesus e Rodrigo de Andrade.

Para a comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social e Defesa do Consumidor, foram escolhidos os vereadores André Guesser, Constancio Maciel Neto e Edilson Alzemiro Vieira.

Para a comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência foram escolhidos os vereadores Cae Martins, Vera Pinheiro e Vinícius Ramos.

Encontro de líderes

Profissionais do CREA-SC foram eleitos para representações nacionais durante o 14º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, em Brasília. O conselheiro Edson de Souza assumiu a coordenação nacional da Agrimensura, Alessandro Paviani foi eleito coordenador adjunto da Agronomia, Rafaela Fabris tornou-se coordenadora nacional do Colégio de Entidades Regionais (CDER) e Elizangela Bortoluzzi foi escolhida coordenadora nacional da Comissão de Meio Ambiente. O evento reúne anualmente dirigentes e representantes do sistema para definir diretrizes e ações para o setor.

Edson, Elizangela, Rafaela e Alessandro

 Para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

O post Professores protestam na 1ª sessão do ano da Câmara da Capital apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.