CEPON recebe recital gratuito de música clássica

Durante o primeiro semestre de 2025, o CEPON, unidade do Governo de Santa Catarina sob gestão da FAHECE, foi contemplado para receber apresentações gratuitas do projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”, com o violista e musicista Matheus Gadelha. A primeira ação será realizada na quarta-feira, 12 de fevereiro, na recepção do ambulatório.

Para o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, a música tem o poder de transformar momentos difíceis em experiências mais amenas. “O CEPON é reconhecido como um centro de excelência no tratamento oncológico em Santa Catarina e sabemos que o acolhimento vai além dos cuidados médicos. Iniciativas como o projeto ‘Música nos Hospitais’ trazem leveza e conforto para pacientes, familiares e colaboradores, criando um ambiente mais humano e acolhedor”, afirma.

O diretor-geral do CEPON, Dr. Marcelo Zanchet, destaca que o recital vai muito além de um momento artístico. “A música, com seu poder de transformar e humanizar, contribui diretamente para o acolhimento, promovendo bem-estar e um ambiente mais leve para todos que passam por nossa unidade”, ressalta.

Segundo Gadelha, que é musicista desde os 17 anos e atua como professor de viola no projeto da Camerata Florianópolis Educando com Amor, além de integrar o Quarteto Jacz e a Camerata do Santo Antônio, em Laguna, o projeto realizará cinco apresentações no CEPON. “A ideia principal do projeto é fomentar a música instrumental, erudita e popular, em ambientes não convencionais. Por isso, durante uma hora de apresentação, queremos transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor, criar momentos lúdicos e popularizar instrumentos da música clássica, com um repertório que mescla o erudito e o popular”, explica.

As apresentações do recital estão programadas para os meses de fevereiro, março, abril, maio e junho de 2025. Para diversificar e ampliar o efeito multiplicador do projeto, a cada mês serão convidados musicistas para integrar uma das apresentações. Além do violista Matheus Gadelha, participam do projeto os músicos Iva Giracca, Roger Corrêa, Israel Dutra e Renata Oliveira, além da bailarina Fabiana Lessa.

“Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” é um projeto cultural realizado por Matheus Gadelha por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. A iniciativa conta com o incentivo do Bistek Supermercados e da Alucal Alumínio Caravaggio Ltda.

O post CEPON recebe recital gratuito de música clássica apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.