Tradição e inovação: uma marca manezinha que se reinventou para crescer

“Há mais de três décadas distribuindo sorrisos em forma de Calzones”. Essa é a missão da MASSAVIVA, criada no início dos anos 90 por um apaixonado por culinária que decidiu reinventar o conceito da alimentação fora do lar na cidade de Florianópolis. Até 2013, a empresa caminhou, majoritariamente, com lojas próprias e experimentou aumentar a oferta de produtos como pastéis, pizzas e açaí. Agora, pouco mais de uma década depois, a marca entra em um novo momento, com a abertura de franquias e ampliação para novos mercados, expandindo suas fronteiras para além de Florianópolis.

A sócia proprietária Maria Eduarda Gonçalves explica o sucesso. “Nosso nome carrega nosso maior orgulho: uma massa única e inesquecível. De leveza ímpar e preparada artesanalmente com ingredientes selecionados, nossa massa remete a um dos melhores sabores da vida: o gostinho do alimento feito em casa”, diz. O rótulo limpo é uma das bandeiras que a empresa já pratica, mas começará a divulgar daqui em diante – nada de conservantes. Além disso, Maria Eduarda revela que a memória afetiva está no centro da marca, seja no sabor dos produtos, seja na criação de experiências cotidianas que tornem o dia dos clientes ainda mais MASSA. “Sabemos que uma refeição simples, porém deliciosa, muda nosso dia para melhor, e quando compartilhada com alguém que a gente ama, se torna uma memória inesquecível”, pensa a empresária.

Maria Eduarda é da segunda geração sucessória da empresa MASSAVIVA e está há 9 anos como CEO da empresa. Ela conta que logo que nasceu, no início dos anos 90, seus pais iniciavam a história da empresa, participando de eventos como Oktobertfest, Produsul e Festa da Laranja, ainda de forma itinerante. O sucesso foi tamanho que não demorou muito até inaugurarem a primeira loja física da MASSAVIVA, na Rua João Pinto, no centro de Florianópolis, onde permanece até hoje.

Ao todo, seus pais chegaram a ter até 18 unidades próprias antes de iniciar a terceirização que serviria de base para o projeto de franquias. Formada em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Eduarda assumiu a empresa aos 24 anos, logo após o falecimento do pai.

Nove anos se passaram e Maria Eduarda está à frente da abertura de outras 14 novas lojas, somando 32 desde a fundação da MASSAVIVA, em 1989. Ela está na coordenação do processo de rebranding da marca, desde a definição do novo logotipo, novo layout mais moderno e atualizado, definição e mapeamento dos processos internos e criação de nova identidade da empresa. É ela também que realiza a gestão da unidade fabril responsável pelo abastecimento das unidades franqueadas da rede.

Maria Eduarda conta que tem projetos audaciosos para expandir ainda mais a MASSAVIVA. Para 2025 já está confirmada a inauguração de novas lojas no SuperAtacadista Komprão, em Itapema, ainda em obras, e no Brasil Atacadista de Portobelo, além de outras duas já confirmadas aguardando a divulgação do projeto. A meta é confirmar e inaugurar 10 novas lojas por ano.

No Carnaval, para dar ainda mais sabor à folia, o mascote da marca: MASSINHA garantiu que os foliões brincassem ainda mais nos bloquinhos de rua com a alegria e os lanches práticos da marca. “Voltamos com tudo para a nossa essência de estarmos perto dos manezinhos, em eventos que como o MASSAVIVA, fazem parte da história da capital”, afirma Maria Eduarda.

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