Creche desenvolve ações com crianças autistas e familiares

Creche desenvolve ações com crianças autistas e familiares 1

Na terça (1º/4) e quarta-feira da semana que vem o Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Gentil Mathias da Silva realizará ações relativas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data é celebrada no dia 2 de abril e tem por objetivo informar a população e reduzir o preconceito e a discriminação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a forma como uma pessoa percebe o mundo e interage com os outros.  Não é considerado uma doença, mas sim uma variação natural do desenvolvimento humano.

Na terça-feira, as professoras de educação especial Regiani Rolim de Moura, Cláudia Flach e Carolina Marques irão conversar com as crianças e familiares do Neim Gentil Mathias a respeito do autismo e mostrarão a sala multimeios e como funciona. Em seguida todos assistirão ao filme “Float”, que aborda a questão do estigma e como ela afeta a família de pessoas consideradas diferentes, como é o caso dos autistas.

Na quarta-feira, entre outras atividades, será passado o curta “Coisas fantásticas acontecem para as crianças”, que explica o autismo de uma forma simples e acessível para as crianças e lembra que, cada uma delas tem sua maneira única de ver e interagir com o mundo.

As professoras de educação especial atuam na sala multimeios. Trata-se de um espaço que oferece atendimento educacional especializado (AEE) às crianças com deficiência, TEA e Altas Habilidades/Superdotação. O trabalho envolve articulações com profissionais, famílias, criação de estratégias, além de identificar as barreiras que impedem que a criança exerça seu direito à educação, sobretudo ao que se refere ao seu direito de ser diferente. Assim, cada criança tem um estudo de caso e um plano de atendimento de AEE, o qual é construído pelas professoras de educação especial.

A sala multimeios possui mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos. Conforme a professora Regiani Rolim, o atendimento não é clínico, nem um reforço. “É um direito das crianças, conforme a portaria que estabelece as diretrizes da política de educação especial da rede municipal de ensino de Florianópolis”.

No Neim Gentil Mathias há 16 crianças com TEA e 16 casos em processo final de avaliação. Na rede municipal, somando educação infantil, educação fundamental e EJA (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), existem 1.700 pessoas com esse transtorno. Somente nas creches, a Prefeitura atende 900 crianças com TEA.

Seja Patrocinador e mostre aqui sua empresa: 48 99201 4146
E-mail: [email protected]

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio

Adicionar aos favoritos o Link permanente.