Florianópolis registra mais de 300 casos de violência contra a mulher em 2025

Florianópolis registra mais de 300 casos de violência contra a mulher em 2025 1

Número de denúncias ainda é pequeno diante das violações. Especialista reforça importância do debate e da orientação para pedidos de ajuda

Florianópolis já contabiliza, em 2025, 321 registros de violações contra mulheres, segundo dados do Painel de Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Desses casos, apenas 36 resultaram em denúncias formalizadas. O levantamento considera qualquer tipo de violação que atente contra os direitos humanos das vítimas, como maus-tratos, exploração sexual e tráfico de pessoas.

No ano passado, a capital catarinense registrou 2.175 violações contra mulheres. Em nível estadual, Santa Catarina já soma 2.834 casos somente neste ano. Em 2024, o total chegou a 20.449 ocorrências em todo o estado.

Para o coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de São José, professor Schenon Souza Preto, discutir esses números na esfera pública é fundamental para ampliar a conscientização da sociedade e cobrar ações mais efetivas das autoridades.

— Falar sobre as violências gera um sentimento de inquietação social e isso contribui para que os órgãos responsáveis atuem com mais eficácia. Além disso, é uma forma de acolher as mulheres e encorajá-las a denunciar — analisa.

Como pedir ajuda

O professor também orienta sobre formas discretas e seguras para as mulheres pedirem socorro:

Ligar para o 190 ( (Polícia Militar) e simular um pedido de delivery pode ser uma estratégia eficaz em situações de risco imediato.

Central de Atendimento à Mulher – Disque 180: qualquer cidadão pode fazer denúncias. O serviço é gratuito e funciona 24 horas.

Polícia Civil de Santa Catarina: denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 181 ou pelo WhatsApp/Telegram (48) 98844-0011.

Atendimento especializado em Florianópolis

As mulheres em situação de violência também podem buscar acolhimento e orientação no Centro de Referência de Atendimento à Mulher, localizado na Rua Delminda da Silveira, fundos da Promenor e ao lado da 6ª Delegacia de Polícia da Capital, no bairro Agronômica. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Telefones: (48) 3224-7373 / 3224-6605

E-mail: [email protected]

Fonte: Informe Floripa

Seja Patrocinador do Sul de Floria : 48 99201 4146
E-mail: [email protected]

VALORIZE NOSSO COMÉRCIO DO SUL DA ILHA
ZEN TELECOM – internet fibra ótica.
GRUPO OAD INCORPORAÇÕES
DAVI COLCHÕES TERAPÊUTICOS – personalizados.
SUL DA ILHA DESENTUPIDORA – 
agilidade, preço justo.
ALEMÃO LATARIA E PINTURA –
no Carianos.
CICLE CAMPECHE –
Oficina e aluguel de bike.
ESPAÇO VALENA ESTÉTICA E PILATES – Campeche.
POUSADA SOLRISO – ao lado do aeroporto.
MESUS CONSULTORIA – gestão de resíduos.
Centro Automotivo Vale do Sol – Oficina Mecânica e Elétrica
Chop no Sul da Ilha é Patrem – Só pedir
Seu Zé Burger – Hamburgueria do Ribeirão da Ilha
Audio Técnica e Rei da GPU – no Carianos
Tô na Arara Brechó – Morro das Pedras
Megatech Manutenções – serviço especializado
Rick Massoterapia – massagem a domicilio

Adicionar aos favoritos o Link permanente.