Chuvas deixam Grande Florianópolis em alerta para alagamentos

As chuvas que atingem com mais força a região da Grande Florianópolis desde a madrugada desta quinta-feira (10) devem se estender até pelo menos a manhã de sexta (11). A previsão é da Defesa Civil, que emitiu um alerta sobre o tempo instável no leste catarinense.

Com a chuva, a pista molhada exige atenção redobrada por conta dos motoristas. Até o momento, apenas dois acidentes foram registrados na região da Capital. Pela manhã, uma motociclista sofreu uma queda da moto quando percorria a Ponte Colombo Salles, em direção ao continente. Ela bateu de moto na lateral de um automóvel e sofreu ferimentos na queda. A Guarda Municipal monitoru o trânsito, que ficou com a pista da esquerda bloqueada, formando filas na saída da Ilha.

Outro acidente foi na BR-101, e também provocou engarrafamentos e filas. Na Lagoa da Conceição, um motociclista de 57 anos foi atingido por um galho de árvore que despencou sobre a avenida Afonso Delambert Neto no momento em que ele passave por ali. Ele precisou receber socorro, e foi levado ao hospital com suspeita de fratura num dos braços.

Os Bombeiros tiveram trabalho pela manhã para cortar parte de uma árvore na avenida Rio Branco, no Centro da Capital. Também houve ocorrências de corte de árvores na rua Tenente Silveira, perto dali, e ainda em Palhoça, na rua dos Pescadores. À tarde, deve ocorrer outra operação dessas na rua Admar Gonzaga, no bairro Itacorubi.

A situação das chuvas é provocada pela circulação marítima intensificada e por sistemas de baixa pressão que se formam no continente que avançam em direção ao mar. O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas entre o sul do Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul, partes da Serra do Planalto Sul. Nas demais regiões o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais.

A Defesa Civil destaca que o quadro pode se intensificar em algumas áreas com períodos de maior intensidade de chuva. A recomendação é de que as pessoas procurem abrigos durante os temporais. Da mesma forma, a população não deve trafegar por ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Já nas áreas de encostas e morros os cuidados devem ser redobrados devido ao risco de deslizamentos. “Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes”, reforçou o órgão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.