Escola do Santinho participa da Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente

A Escola Básica Municipal (EBM) Maria Tomázia Coelho foi selecionada para participar da 13ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde (CTV), organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o audiovisual “A Tartaruga e o Papel de Bala” (https://www.youtube.com/watch?v=uHejOqMUSLQ). Além disso, a escola será um dos 184 espaços exibidores. A sessão inaugural será no dia 22 de agosto, às 19 horas, no auditório da unidade.

Neste ano, 48 produções foram escolhidas para participar da Mostra, que desde 2009 já selecionou mais de 500 vídeos e registrou mais de 10 mil espaços exibidores. Em 2024, países como Moçambique (África), Portugal e Áustria (Europa) também terão pontos de exibição. Estes espaços recebem as produções junto de orientações sobre como promover ações no âmbito do evento. As exibições são acompanhadas de debates e reflexões acerca dos conteúdos apresentados, e ao final é enviado ao MMA um relatório informando os resultados alcançados.

Elaborado em 2022 pelo Núcleo De Cinema MTC (Maria Tomázia Coelho) sob orientação da professora Ednéia Patrícia Dias, em parceria com o projeto de extensão Educom.cine, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a produção expõe quão longe um simples papel de bala pode chegar, atingindo diferentes habitats e causando estragos imensuráveis ao meio ambiente e à vida de modo geral.

“A conscientização sobre o descarte correto dos resíduos, já inicia dentro da escola, com o questionamento do que significa ‘jogar fora’. Tornar o descarte correto uma prática diária é um desafio que se reflete nas casas, nos bairros e nas cidades”, afirma a professora Ednéia Dias.

O aquecimento global e as consequências das ações humanas no meio ambiente são pautas de diversos encontros nacionais e internacionais, que debatem o que deve ser feito para frear seu avanço. “Repensar nossas ações e colocar em prática o que aprendemos na escola, torna nossos estudantes multiplicadores de boas práticas, agentes ambientais empenhados em transformar nosso mundo em um lugar melhor para todos”, completou.

A Mostra tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental, por meio da produção audiovisual independente, bem como atender à demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.

Núcleo de Cinema MTC

O Núcleo de Cinema da EBM Maria Tomázia Coelho tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes a aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades por meio da produção de audiovisuais.

Desde o começo de suas atividades, já contou com a participação de mais de 400 estudantes do 1º ao 9º ano, sob a orientação de professores de diversas disciplinas. Neste ano, alcançou a marca de mais de 100 filmes produzidos, que vão desde documentários à ficção, incluindo filmes de animação que utilizam técnicas variadas.

Os filmes podem ser visualizados no blog do Núcleo de Cinema (http://nucleodecinemamtc.blogspot.com), que também disponibiliza reportagens veiculadas na mídia sobre o trabalho realizado.

O post Escola do Santinho participa da Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.