A BR-101 na Grande Florianópolis possui alguns dos trechos com maior índice de acidentalidade de todas as rodovias federais do País. E um dos principais fatores que contribui para tantas ocorrências é o excesso de velocidade.
Por isso, a PRF está desde o dia 11 de abril com a Operação Velocidade Máxima, que visa reduzir os sinistros no trecho onde a principal rodovia federal no Estado atravessa a região metropolitana da Capital.
Cinco radares portáteis estão operando simultaneamente neste período entre Biguaçu, São José e Palhoça. Nos quatro primeiros dias operação, um total de 1.802 veículos foram flagrados transitando acima do permitido. Recorde negativo para um automóvel que passou a 169 km/h em Palhoça. Em todo esse trecho, a velocidade máxima é de 100 km/h para veículos leves e de 80 km/h para veículos pesados.
Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o percentual da velocidade excedida no momento da fiscalização determina se a infração é média, grave ou gravíssima. O valor da multa pode variar de R$ 130 a R$ 880 e, no caso de infrações gravíssimas, o motorista pode ter a carteira de habilitação suspensa.
O excesso de velocidade diminui a capacidade do motorista se antecipar a imprevistos como outros acidentes ou pedestres atravessando a pista. Nestas condições, também é mais difícil para o condutor manter o controle do veículo. A velocidade também agrava as lesões dos envolvidos, transformando em grave ou fatal uma colisão que poderia envolver apenas feridos leves.
A Operação Velocidade Máxima segue até o final da segunda feira dia 21, logo após o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes.




O post PRF flagra abusos de velocidade na BR-101, na Grande Florianópolis apareceu primeiro em Informe Floripa.