A Prefeitura de São José gasta R$ 491 mil por mês com força-tarefa para retirada de móveis, colchões e eletrodomésticos descartados irregularmente nas vias públicas da cidade. O custo ao município em um ano deve ultrapassar R$ 5,8 milhões. A ação de coleta de móveis faz parte do programa de zeladoria urbana coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, que realiza mutirões diários em diversos bairros.
Além de comprometer a paisagem urbana e entupir bocas de lobo, o descarte irregular de itens de grande porte, como sofás, camas e armários, favorece o acúmulo de água e a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue. Somente no 1º trimestre deste ano foram recolhidas 1.465 toneladas de resíduos volumosos.
“São toneladas recolhidas todos os meses, o que representa um custo alto para o município e poderia ser evitado com mais conscientização por parte da população”, explica o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda. Ele ressalta que manter a limpeza de uma cidade do tamanho de São José é um desafio que envolve ações de conscientização e também fiscalização.
Ao todo, há sete caminhões, sete motoristas e 14 ajudantes atuando nas rotas programadas, percorrendo bairros com maior incidência de descarte irregular de materiais como sofás, colchões, eletrodomésticos, madeira e móveis antigos, entre outros. No total, foram mais de 330 viagens nestes três primeiros meses do ano.
“Além de causar transtornos à população e à limpeza urbana, o descarte indevido acarreta prejuízos financeiros ao município, que precisa reforçar as equipes para recolher materiais que deveriam ser levados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV), em Potecas, e nos ecopontos (na Beira-Mar ou na Rua Princesa Isabel, em Forquilhas), ou agendados por meio da coleta de volumosos”, explica o secretário.
Serviço gratuito de agendamento
Além da coleta feita diariamente por caminhões da Infraestrutura, a Prefeitura mantém o agendamento do recolhimento, que pode ser feito pelo telefone da Ouvidoria 0800-644-9040, de segunda a sexta-feira. “A partir do cadastro da solicitação, nosso pessoal faz a programação para a coleta no local”, explica. A equipe começa o trabalho logo cedo, às 8h, e o recolhimento se estende até 17h.
O descarte de lixos e entulhos na rua ou em áreas clandestinas é crime ambiental inafiançável, passível de multa e até pena de reclusão, pela Lei Federal nº 9.605 de 1998. Não são considerados volumosos os resíduos provenientes da construção civil (restos de demolição, madeiras de construção, tijolos, cerâmicas, telhas de qualquer material, latas de tintas e solventes).
A Prefeitura, por meio da empresa Ambiental, mantém o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), espaço que funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h20, na Rua João José Martins, nº 3.001, em Potecas.
Ambiental
Além deste serviço, os moradores de São José interessados em descartar resíduos volumosos e resíduos de poda de jardins, podem agendar a coleta com a empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo e outros resíduos no Município. O custo deste serviço está incluso na Tarifa de Limpeza Urbana (TLU).
O interessado pode entrar em contato para agendamento através dos telefones (48) 3112-3344 ou (47) 99963-5900. O prazo para atendimento das solicitações de coleta é de até 10 dias úteis a partir da data de agendamento. Esse prazo pode sofrer alteração em razão de situações que cause grande demanda pelo serviço, como enchentes e alagamentos, por exemplo.
Todos os resíduos devem ser acomodados na calçada a partir do dia do agendamento, pois as equipes não podem entrar em propriedades privadas.
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