Desde o surgimento do estúdio Otropicalista, Marcelo D`Julio e Marcelo Fialho nunca ousaram contornar – ou categorizar – a natureza dos seus trabalhos. O duo atua como um laboratório de pesquisa, experimentação, desenvolvimento de projetos e práticas culturais/artísticas em diferentes linguagens, e por isso, tem dificuldade em erguer fronteiras que ainda separam o entendimento do que é arte e o que é design. Se o espaço “entre” pode causar arrepios em muitos criativos, esta não é definitivamente a opinião da dupla.
“A noção de fronteira entre arte e design emerge para nós como um campo fértil de experimentação, onde os limites rígidos entre função e expressão se dissolvem, dando lugar a objetos que habitam zonas ambíguas. Se por um lado o design historicamente se orientou por princípios de utilidade, ergonomia e produção em série, por outro, há uma crescente valorização de propostas que rompem com esse funcionalismo estrito, abrindo espaço para a subjetividade, a poética e o simbólico. Esses objetos híbridos não apenas respondem a necessidades práticas, mas também evocam sensações, narrativas e questionamentos, situando-se num território onde o design se torna arte e a arte assume formas do cotidiano”, descreve Marcelo Fialho.
O designer ainda endossa a percepção do contexto, ampliando as possibilidades de criação e fruição estética a partir do design autoral, do artesanato e das práticas artísticas voltadas para o objeto. Segundo Marcelo, esse caminho não busca respostas, mas propõe diálogos abertos, instáveis, que desafiam as nomenclaturas tradicionais.
“São móveis, utensílios, tecidos e estruturas espaciais que, ao mesmo tempo que servem, significam que são manipuláveis, mas também contemplativos. Essa intersecção aponta para uma compreensão mais fluida e plural das práticas criativas, onde o valor simbólico e a experiência estética tornam-se tão relevantes quanto a função, convidando o observador a uma relação sensível e crítica com o mundo material”, destaca.
Na exposição VERAS Design, em cartaz no Centro Cultural Veras até 03 de maio, em Florianópolis, Otropicalista apresenta duas obras. O Biombo Etcetera, desenvolvido em parceria com o ateliê Samba Design, é exemplo do pensamento que combina arte, funcionalidade e sustentabilidade. Com estrutura em madeira natural recortada e acabamento em papel de parede Non Woven com estampa exclusiva, o móvel assume diferentes funções: divisória de ambientes, estante, mancebo ou suporte expositivo. O painel Lambe Jungle segue a mesma ética de trabalho. A instalação é composta por 110 folhas A3 que podem ser livremente rearranjadas, criando paisagens únicas a partir de fragmentos visuais inspirados na flora de Florianópolis.
Nesta sexta-feira (25), às 17h, Marcelo Fialho irá se reunir com os designers Giácomo Tomazzi, Gabriel Pesca (Estúdio Prosa) e Célio Teodorico para um papo sobre criação, pesquisas e articulação com a indústria. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no link: https://arqsc.com.br/inscreva-se-na-programacao-cultural-da-exposicao-veras-design/
O post Marcelo Fialho, do Otropicalista, confirma presença na roda “Papo com Designers” apareceu primeiro em Informe Floripa.