O Procon de São José intensificou a fiscalização no comércio da cidade neste período que antecede o Dia das Mães. Nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), o órgão realiza uma nova operação em cerca de 300 lojas localizadas nos dois shoppings do município, com foco no cumprimento das normas sobre a exposição de preços em vitrines, onde identificou irregularidades em diversos estabelecimentos. Mais de dez estabelecimentos foram autuados e terão 20 dias para apresentarem justificativas.
Segundo o diretor do Procon municipal, Tetê Souza, entre as principais infrações constatadas estão a ausência de placa de atendimento prioritário; produtos sem preços visíveis nas vitrines e no interior das lojas; falta de informações de contato do Procon Municipal ou Estadual e ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta no local.
Essa foi a segunda visita aos shoppings. Na primeira, realizada no início de abril, os lojistas foram orientados a se adequarem, em conformidade com a Lei da Liberdade Econômica. Desta vez, os estabelecimentos foram autuados e responderão a processos administrativos sancionadores, com direito à ampla defesa. Caso confirmadas as infrações, poderão ser aplicadas multas proporcionais à gravidade e reincidência dos casos.
“O órgão está sempre atuando firme na defesa dos consumidores. Nosso papel é garantir que os direitos previstos em lei sejam respeitados, assegurando mais transparência e segurança nas relações de consumo”, afirmou Tetê Souza.
A ação tem caráter preventivo e educativo, principalmente em datas que movimentam o comércio. O Procon de São José seguirá com fiscalizações regulares em diferentes regiões da cidade, com foco na garantia dos direitos do consumidor.
Entre as principais orientações, estão a obrigatoriedade de informar o valor total do produto à vista, as condições de parcelamento — se houver —, e a forma como essas informações devem ser apresentadas ao público. “Recebemos diversas reclamações de produtos sem preço e os comerciantes apresentam todo o tipo de justificativa para não manter o preço na vitrine, mas nada pode ser usado como desculpa pois este é um direito básico do consumidor”, enfatiza o diretor do Procon.
Para abrir uma reclamação, os consumidores podem utilizar o robô Sofia, que opera com Inteligência Artificial (IA), disponível aos usuários 24h por meio do WhatsApp (48) 99679-1944, ou comparecer pessoalmente à sede do Procon Municipal de São José, localizada na Av. Acioni Souza Filho, 2114, Beira-Mar de São José, durante o horário de atendimento, das 12h às 17h20.
O post Procon São José autua lojas de shoppings que não exibem preços na vitrine apareceu primeiro em Informe Floripa.