Câmara de São José reforça prevenção das doenças inflamatórias intestinais

Na tarde desta quinta-feira (15), a Câmara Municipal de São José promoveu Roda de Conversa acerca do “Maio Roxo”, mês de conscientização e prevenção das doenças inflamatórias intestinais. O encontro foi comandado pelo presidente do Legislativo, vereador Matson Cé, portador da enfermidade desde 1994.

“Passei por cinco cirurgias e sigo tratamento com profissionais especializados. Felizmente, as coisas foram evoluindo, as medicações modernizaram”, explica Matson Cé ao recomendar ainda a realização de exames de prevenção visando a saúde.

A causa foi abraçada não só pela Câmara de Vereadores como também pelo Executivo e sociedade organizada. Estiveram na Roda de Conversa, a Secretária Adjunta de Saúde, Fabricia Martins; a Presidente da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina, Rejane de Almeida; além do Proctologista da Policlínica de Barreiros, Gilson de Souza Silvério. Foi ele quem proferiu palestra e explicou sobre a prevenção das doenças inflamatórias intestinais.

DIIs

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 milhões de pessoas ao redor do mundo convivem com DOENÇAS INFLAMATORIAS DO INTESTINO. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) estima que cerca de 1,6 milhão de indivíduos enfrentam essas doenças, sendo Santa Catarina o terceiro estado brasileiro com maior prevalência acumulada da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa.

Além dos sintomas, exames laboratoriais de sangue e fezes, colonoscopia com biópsia, tomografia e ressonância magnética auxiliam no diagnóstico correto e no início do tratamento precoce.

O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal é celebrado em 19 de maio, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

O post Câmara de São José reforça prevenção das doenças inflamatórias intestinais apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.