Ex-vereador da Capital é preso por ‘tocar o horror’ no Poder Judiciário

Ex-vereador preso

O ex-vereador de Florianópolis, Maikon Costa (Progressistas) foi preso na manhã desta sexta-feira (30), alvo de um mandado de prisão preventiva expedido dentro de processo que corre na Vara Regional de Garantias da Comarca de Florianópolis. Ele é suspeito de coação, perseguição, calúnia, difamação, injúrias e crimes contra a honra contra membros e servidores do Poder Judiciário Catarinense e Ministério Público.

A informação foi divulgada em primeira mão pelo jornalista da NSC, Ânderson Silva, que informou que o pedido foi feito pela 1ª DP da Capital e referendado pelo Ministério Público. Segundo o delegado que atua no caso, todas as imputações contra Maikon teriam sido cometidas contra servidores atuantes nos processos em que o ex-vereador atua como parte. Lembrando que Maikon teve o mandato cassado na Câmara neste início de ano e tenta judicialmente reaver sua cadeira na Câmara.

O jornalista informa que ao concordar com a prisão, o MP afirmou: “Segundo informações preliminares, o representado vem se utilizando tanto das suas mídias sociais como de sucessivas visitas presenciais no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e no Fórum da Capital, para coagir e intimidar servidores e membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, notadamente após a prolação de decisões e/ou manifestações contrárias aos seus pleitos”.

E o guincho?

Os mega congestionamentos que tiveram como origem um caminhão em pane seca que bloqueou uma via da SC-401, em Florianópolis, podem e devem ser colocados na conta da atual administração da Capital. Uma solução muito simples, adotada pelo ex-prefeito Gean Loureiro foi deixada de lado e o resultado está ai. Em 2019 Gean colocou um guincho para facilitar a remoção de veículos com problemas mecânicos ou envolvidos em acidentes tanto na SC-401, quanto na rodovia Admar Gonzaga. A atual gestão não deu sequência a uma ação tão simples. O uso do guincho no governo Gean evitava essas encrencas tanto na SC-401, quanto na Beira-mar Norte e principalmente nas pontes.  

Um caminhão travou a ilha inteira

Vasques com Orvino

O esperado apoio do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no governo Jair Bolsonaro, Silvinei Vasques, para o candidato à reeleição em São José, prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) veio nesta sexta-feira (30) através de uma postagem do prefeito. Vasques estava preso deste o ano passado por interferir no processo eleitoral da eleição de 2022 e foi solto há três semanas, após revogação da prisão pelo ministro Alexandre de Moraes. O apoio já era esperado, dado a amizade antiga de Vasques com o prefeito e seu vice, Michel da Silva Schlemper.

Caso não tivesse sido preso, Vasques era o nome preferido pela ala bolsonarista para disputar a prefeitura de São José. Vai contribuir em tornar Orvino ainda mais bolsonarista. Agora resta saber o que o restante da população que não é fanática, vai pensar desse apoio de um ex-presidiário, arrolado em várias investigações e que tentou usar a PRF para beneficiar Bolsonaro em 2022.

Vasques e Orvino

Com maricultores do Sul da ilha

Os candidatos à prefeitura de Florianópolis, Pedrão e Pontes, do Partido Progressistas, estiveram reunidos com a Diretora presidente da AMASI, Tatiana Cunha e o presidente da FEAq, na quarta, dia 28, no Ribeirão da ilha.

Pedrão ressalta a importância da capital catarinense valorizar a cultura do mar ” Florianópolis enquanto ilha, tem a economia que depende também do mar, precisamos olhar o mar com mais responsabilidade, carinho e amor. E é isso que a gente vai fazer. Valorizar o que as pessoas dele tiram de sustento e que levam o nome de Florianópolis para o resto do Brasil e para o mundo. A maricultura é uma atividade conectada com o turismo e precisa ter total empenho. Por isso que hoje a gente assinou a carta compromisso, em que o primeiro item falava justamente sobre o saneamento básico, algo que é o nosso carro-chefe”.

Durante o encontro Pedrão e Pontes conheceram a gelatina de alga e conversaram sobre a importância econômica da ostra,  do berbigão e da alga marinha.

Pedrão e Pontes com Maricultores

Leonardo Boff e Marquito

O candidato Marquito (50) à Prefeitura de Florianópolis recebeu a visita e apoio do teólogo, escritor e filósofo Leonardo Boff, nesta semana. Ambos já se conhecem há um bom tempo e têm em comum pautas como a defesa do meio ambiente e da agroecologia. No encontro recente, gravaram o quadro “Café com Marquito”, que será uma das peças da campanha eleitoral do candidato do PSOL.

Durante o bate-papo, que teve também a participação de  Cláudia Zininha, candidata a vice-prefeita, Leonardo Boff demonstrou satisfação em saber que Florianópolis tem a possibilidade de uma gestão “diferenciada, humanizada, que cuide das pessoas e da cidade”, através de Marquito.

Em tempos de evidentes mudanças climáticas, o escritor destacou a importância da cidade eleger um gestor com verdadeiras preocupações com as questões ambientais e climáticas. Disse que aposta na vitória e quer vir para a posse.

Encontro das duas lideranças – Crédito das fotos: Rony Costa

Emendas

As inscrições de projetos para o Emendas Participativas, do deputado estadual Mário Motta (PSD), seguem até o dia 07 de setembro. O programa tem por finalidade realizar a distribuição das chamadas emendas impositivas de forma diferente, selecionando projetos por meio de Edital. As inscrições e todas as informações estão disponíveis em www.deputadomariomotta.com.br/emendas.

Todos os anos, deputados estaduais, deputados federais e senadores de todo o Brasil podem alocar recursos do Orçamento Público para áreas e projetos que beneficiem diretamente a população. Cada parlamentar escolhe para quais iniciativas pretende destinar o valor.

De forma inovadora, e para garantir que as emendas sejam direcionadas a áreas carentes e prioritárias, contribuindo de forma efetiva com a vida dos catarinenses, o deputado Mário Motta lançou o Programa Emendas Participativas, um processo para identificação e seleção de projetos que necessitam de investimentos em Santa Catarina.

Ao centro da mesa, deputado Mário Motta

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

O post Ex-vereador da Capital é preso por ‘tocar o horror’ no Poder Judiciário apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.