Primeiro ônibus 100% elétrico começa a rodar em Florianópolis

Primeiro ônibus 100% elétrico começa a rodar em Florianópolis 7

Ônibus é equipado com Wi-Fi integrado e ar-condicionado ecológico

Os moradores de Florianópolis agora tem um novo modelo de ônibus circulando pelas ruas da Capital. O ônibus 100% elétrico começou a rodar na cidade na última quinta-feira (24), e os motoristas do Consórcio Fênix passaram por um treinamento para o operar o veículo. A estação de carregamento ficará no TICEN e operará em diversas linhas, que foram priorizadas de acordo com a demanda e outros critérios técnicos.

 “Além de menos poluentes, esses veículos são silenciosos e também vão economizar combustível. A longo prazo, com a ampliação da frota, irão diminuir o custo do sistema”, comemora o Prefeito Topázio Neto.

 “Esse é um ônibus teste, vamos preparar os motoristas e o sistema para receber essa nova tecnologia. Recebemos recentemente um aporte do PAC para adquirir ônibus elétricos e o processo está em aprovação na Câmara de Vereadores, mas sabemos que é uma tecnologia importante para o meio ambiente e modernização da frota”, explica o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.

Para utilizar o ônibus, os usuários poderão usar os cartões convencionais, como de estudante, cidadão e cartão especial. Os valores também são iguais às tarifas já aplicadas na cidade. O uso do veículo será distribuído nas seguintes linhas:

184 – UDESC via Beira Mar

188 – TICEN – UFSC

138 – Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares

320 – TILAG -TICEN via Beira Mar

630 – Corredor Continente

Mais sustentabilidade, conforto e segurança

O ônibus que vai circular pelo município é o Azure A12 BR de 12 metros. O modelo é fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo. Com capacidade para transportar até 76 passageiros, o veículo possui uma bateria de 385 kWh que pode ser totalmente recarregada em até 3 horas. A autonomia média do veículo é de 300 quilômetros, podendo ser potencializada pelo sistema de freios regenerativos.

Atualmente, o modelo está em operação em outras cidades do país, como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de passar por demonstrações em Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP). O veículo é construído em monobloco, um padrão de engenharia que proporciona maior rigidez estrutural, eficiência energética e redução de peso em comparação com veículos montados com chassi e carroceria.

Para maior conforto, os passageiros têm à disposição tomadas USB em todos os assentos, permitindo o carregamento de dispositivos eletrônicos tanto para quem está sentado quanto para os que viajam em pé. O ônibus ainda é equipado com Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.

A acessibilidade também é destaque do Azure A12 BR. O modelo conta com piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, área para cadeira de rodas com assento dobrável e rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros. Com o objetivo de proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras, o veículo também é equipado com painel digital, retrovisores e câmeras externas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.