Intelbras e SENAI promovem formatura de 72 estudantes

Na última quarta-feira, dia 13 de novembro, aconteceu a formatura dos 72 alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Intelbras (INTB3) em parceria com SENAI. A iniciativa, focada em apoiar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social da Grande Florianópolis (SC), foi uma oportunidade de capacitação em áreas estratégicas da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal dos formandos.

Ao longo dos cursos, os alunos receberam uma formação completa, que incluiu desde habilidades técnicas até socioemocionais, além de noções de carreira e informática básica, elementos essenciais para a inserção no mercado de trabalho. Em laboratórios equipados com soluções da Intelbras, os estudantes vivenciaram experiências práticas que simulam o ambiente de trabalho, preparando-os para as situações reais do cotidiano de uma empresa.

Para Susana Brockveld, diretora executiva de relacionamento com os clientes e parceiros da Intelbras, o projeto possui um papel transformador na vida desses jovens e adultos. “Os cursos vão muito além da capacitação técnica, pois eles oferecem uma chance de os alunos construírem um futuro melhor e uma nova história de vida para eles e suas famílias. Com essa iniciativa junto ao SENAI, estamos facilitando o acesso à educação e colaborando para a construção de um caminho repleto de oportunidades”, afirma Susana.

Formação que oferece oportunidades reais

O projeto já demonstra seu impacto direto na empregabilidade dos alunos de forma expressiva, refletindo o sucesso de suas abordagens práticas e alinhadas às demandas do mercado. Antes mesmo da conclusão das aulas, dois participantes já garantiram oportunidades profissionais, evidenciando não só a relevância do conhecimento adquirido, mas também a capacidade dos alunos em atender às expectativas das empresas.

Samuel Brito de Menezes, de 18 anos, começou o curso de assistente de vendas na área de tecnologia sem muita expectativa e quase desistiu logo no início. No entanto, com o incentivo da família, decidiu persistir e acabou se apaixonando pela área. As aulas não apenas ampliaram seus horizontes, mas também proporcionaram uma oportunidade de trabalho em uma grande distribuidora da Intelbras.

“No primeiro dia do curso, achei que não era para mim, mas depois que me envolvi de verdade, tudo mudou. Nunca pensei que aprenderia tanto em tão pouco tempo. Mesmo sem experiência na área de tecnologia, o curso me deu a base que eu precisava para ser contratado. Agora estou focado em estudar e crescer ainda mais. Qualquer um pode conseguir uma oportunidade se tiver esforço”, disse o jovem.

Já a Talita Vitória Nascimento de Sena, que até recentemente atuava na área farmacêutica, decidiu fazer uma transição de carreira para o setor de tecnologia ao se matricular em um dos cursos oferecidos pela Intelbras e SENAI. A iniciativa de educação não apenas a surpreendeu pelo aprendizado prático em vendas, mas também pela rápida inserção no mercado de trabalho, uma vez que, em menos de uma semana após a conclusão, a estudante já estava empregada.

“Eu fiquei bem surpresa, porque não achei que fosse ser tão rápido. Estava trabalhando em uma farmácia e, agora, acabei conhecendo a área de produtos eletrônicos, que gostei muito. O curso realmente nos prepara para o dia a dia, para a prática, e tudo o que aprendi já estou aplicando no meu trabalho atual. É uma nova carreira que pretendo seguir”, conta Talita.

Perfil dos estudantes e cursos oferecidos

A turma de 72 alunos foi composta por diferentes perfis de pessoas. Do total de participantes, 29% deles são migrantes de quatro nacionalidades diferentes (Haiti, Venezuela, Colômbia e Cuba). Dentro deste cenário, o projeto realizou um trabalho importante de acolhimento de famílias que chegaram ao Brasil com a perspectiva de terem uma vida melhor em outro país. Além disso, mais de 50% dos formandos são mulheres, enquanto quase 40% são jovens com idade entre 16 e 24 anos.

Entre os cursos profissionalizantes oferecidos pela ação realizada com a parceria entre SENAI e Intelbras, estão os de assistente de linha de produção de sistemas eletrônicos, assistente de instalador de sistemas eletrônicos e assistente de vendas de sistemas eletrônicos.

“Essa parceria, que visa proporcionar a formação de pessoas da comunidade, é uma oportunidade de, por meio da educação e qualificação profissional, gerar emprego e renda, dando oportunidades para jovens e pessoas experientes em busca de reposicionamento. Construído de forma colaborativa, o programa agrega conteúdos focados em capacitar profissionais no setor produtivo, de instalação ou comercialização de equipamentos eletrônicos. As primeiras turmas, formadas gratuitamente, já estão alcançando resultados positivos em busca de melhores condições de vida e temos muito orgulho de apoiá-los nessa jornada”, afirma Luciano Mattiazzi Baumgartner, Gerente Executivo do SESI/SENAI – Regional Sudeste.

Experiências enriquecedoras para os alunos

Além das aulas práticas e teóricas nos laboratórios modernos do SENAI, equipados com produtos da Intelbras, a companhia promoveu ações focadas na empregabilidade, como uma palestra com a área de Recursos Humanos, que aconteceu durante o evento Jornada de Oportunidades. Na ocasião, os alunos puderam conhecer de perto as demandas do mercado, tirar dúvidas com profissionais do setor e entregar currículos.

“Buscamos oferecer experiências diferenciadas para as turmas que participaram do projeto, com foco em apresentar oportunidades reais e prepará-los para alcançarem seus objetivos. Agora, a formatura simboliza não apenas o encerramento de um ciclo, mas o início de uma nova etapa na vida dos formandos, que estão preparados para darem um primeiro passo extremamente importante rumo ao sucesso profissional”, finaliza Susana Brockveld.

O post Intelbras e SENAI promovem formatura de 72 estudantes apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.