Importante acesso alternativo do Ribeirão da Ilha tem mais um trecho qualificado

A Prefeitura de Florianópolis concluiu no sábado (22) obra de qualificação de mais um trecho da Estrada Francisco Thomas dos Santos, que liga o Pântano do Sul ao Ribeirão da Ilha, no Sul da Ilha. Desta vez, foi beneficiado o trecho entre a Rodovia Baldicero Filomeno e a Servidão Tucanos, no Sertão do Ribeirão. Os serviços foram conduzidos pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.

O trecho contemplado, de 986 metros, ainda era de chão batido, e agora essa parte da via conta com pavimento em lajotas com guard rail para maior proteção dos motoristas nos pontos considerados necessários, e o devido sistema de drenagem.

As obras nesse importante acesso alternativo do Ribeirão da Ilha que tem ao todo 5,5 km de extensão haviam iniciado em julho do ano passado. O investimento da ordem de R$ 2,5 milhões foi executado no prazo previsto pela empreiteira DJP Construções Ltda – EPP.
Trata-se da terceira obra executada na Estrada Francisco Thomas dos Santos a ser entregue em pouco mais de três anos. Sendo que, ainda neste semestre, esse trecho da via do Sertão do Ribeirão vai ser estruturado com dois passa-faunas (um aéreo e um subterrâneo) para proteção das espécies de animais que vivem na região. Recomendação nesse sentido foi feita pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM).

Outras obras já feitas

Em dezembro de 2021, a Prefeitura entregou obras idênticas num trecho de aproximadamente 500 metros correspondente à parte alta da Estrada Francisco Thomas dos Santos, entre a localidade do Sertão e o Ribeirão da Ilha em si, onde os motoristas têm bela vista da região, num aporte de recursos da ordem de R$ 1 milhão. O entorno chegou a receber mudas de plantas para valorização ainda maior do trajeto.

Exatos dois anos depois, em dezembro de 2023, as melhorias que seguiram o mesmo padrão e totalizaram R$ 1,2 milhão foram feitas nos 571 metros iniciais da via a partir da intersecção com a Rodovia Rozália Paulina Ferreira, no Pântano do Sul. Na época, também foram executadas contenções metálicas de segurança.

“Estamos chegando a um equilíbrio entre melhorias urbanas para quem mora na região e a preservação do patrimônio histórico no trecho que foi identificado pela FLORAM que deveria ser mantido sem pavimentação”, destaca o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne.

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