Da Alemanha para período de estágio no Brasil

Nascido em Munique, Alemanha, o jovem Paul von Hagemeister se formou como técnico em climatização e, agora, aos 21 anos, ele decidiu participar de um estágio internacional, em Florianópolis.

A oportunidade surgiu por meio do programa “Formação profissional sem fronteiras”, iniciativa apoiada pela A Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), entidade parceira da Fundação Empreender, com sede em Joinville. “Muitos dos meus amigos faziam intercâmbio na universidade, e pensei que deveria haver algo parecido para formação técnica”, explica Paul. Foi assim que ele conheceu a HWK, que o auxiliou em todos os detalhes da viagem.

A escolha do Brasil ocorreu porque Paul queria explorar uma nova cultura e mergulhar em um ambiente diferente. Florianópolis chamou sua atenção por ser considerada uma cidade segura, com litoral atrativo e bom potencial de aprendizado técnico, especialmente em climatização. No estágio, Paul teve seu primeiro contato com grandes sistemas de ar-condicionado e refrigeração, já que na Alemanha sua experiência era maior em aquecimento, além de atividades de planejamento, o que marcou uma virada em sua carreira.

Além do aspecto técnico, ele destacou o desafio e o crescimento pessoal: viver sozinho em outro país, com uma língua pouco familiar, exigiu adaptação, autonomia e coragem. “Apesar do meu português quebrado, fui bem recebido pela equipe brasileira. Me senti integrado desde o início”, diz.

Fora do ambiente profissional, Paul também buscou aproveitar o que o Brasil tem de melhor. Ele afirma que a experiência tem sido intensa, desafiadora e transformadora. “Aprendi muito sobre mim mesmo. Tive que confiar em mim, tomar decisões e me adaptar a um novo mundo”, reflete.

Ao ser questionado se recomendaria a experiência, Paul é enfático: “Sim, mas é preciso ter o perfil certo. É uma vivência que exige abertura e autonomia. Para quem está disposto, é uma chance única de crescimento.”

Oportunidades

O diretor da Fundação Empreender, Uwe Stortz, explica que serão quatro meses de estágio no Brasil. Como a entidade atua em parceria com a HWK, o diretor diz que relações como esta, de estágio e integração são positivas também para empresas brasileiras, pois podem contar com a experiência de quem vem de fora.

Stortz destaca que empresas catarinenses que tenham interesse em receber estagiários por meio da parceria com a HWK, podem entrar em contato com a Fundação Empreender para mais detalhes.

O post Da Alemanha para período de estágio no Brasil apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.