Prefeitura retira mais de 500 caçambas de resíduos de córregos e rios de São José

A Prefeitura de São José tem uma programação contínua de limpeza e desassoreamento dos rios, valas e córregos que cortam o município para ampliar a vazão e reduzir os impactos das chuvas. O cuidado preventivo e contínuo a alagamentos é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, que somente no primeiro trimestre deste ano realizou limpeza e desassoreamento em mais de sete locais, retirando mais de 500 caçambas de entulhos, que representam mais de seis mil metros cúbicos deste material.

As ações incluem retirada de lixos, entulhos e materiais de erosão de rios, canais, valas e galerias pluviais. Nesta semana, há duas retroescavadeiras equipadas com conchas específicas para a retirada das vegetações aquáticas e areia do leito de rios trabalhando no córrego do Bairro Fazenda Santo Antônio e uma no leito do Rio Forquilhas, próximo da Avenida Gervásio José da Silva (Beira-Rio Forquilhas).

O desassoreamento é um processo de retirada de resíduos e sedimentos acumulados no fundo de rios e outros corpos de água. Esse acúmulo afeta os ecossistemas que ali vivem, impacta na qualidade da água e pode causar ou piorar alagamentos, principalmente em épocas de chuva mais intensa e frequente, como são as chuvas de verão, explica o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda.

“Além dos sedimentos, retiramos muito lixo e mato dos córregos, que ocasionam na piora dos alagamentos. É um trabalho contínuo, estamos sempre atentos para a necessidade de fazer a limpeza”, detalha o secretário. Ao final de cada descarga do material coletado, ele é cuidadosamente esparramado, passando por um processo de desidratação natural.

Os trabalhos estão sendo realizados com o máximo de cuidado para evitar danos ao ecossistema local, assegurando que a intervenção seja eficaz e sustentável, ressalta o secretário. Ele reforça que esse trabalho é feito diariamente em todo o Município e é uma ação de prevenção.

A iniciativa integra as ações desenvolvidas dentro do Programa de Manutenção Regionalizada e Continuada, que teve início em março de 2022, com um investimento de R$ 20 milhões, aplicados nos serviços paralelos ao desassoreamento, que são os realizados em seu entorno, como coleta de materiais descartados irregularmente; roçagem; manutenção de drenagem; conserto de infiltração.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila enfatizou a importância desses investimentos em infraestrutura: “Sabíamos que São José enfrentava desafios relacionados às chuvas há muitos anos, e decidimos tomar medidas decisivas. Os recursos investidos no desassoreamento estão agora beneficiando nossa comunidade, tornando nossos bairros mais resilientes.”

O secretário salienta que para o desenvolvimento do trabalho de desassoreamento, foi realizado previamente um cadastramento de toda bacia hidrográfica do Município e um levantamento de cada área, com sua extensão, largura e tamanho da intervenção, para se ter com mais precisão a real dimensão do aparato de maquinário e equipes necessários em cada local.

O post Prefeitura retira mais de 500 caçambas de resíduos de córregos e rios de São José apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.