São José registra 2,6 mil novos negócios no 1º bimestre de 2025

A cidade de São José é base de cerca de 2,6 mil novos negócios apenas neste ano. Este é o número de novas empresas registradas no município no primeiro bimestre de 2025, segundo o Mapa de Empresas, do Governo Federal. A quantidade de registros é cerca de 30% maior que a do mesmo período de 2024.

O ritmo de crescimento segue a tendência do último ano. Foram 11,6 mil empresas abertas em 2024, segundo o Mapa de Empresas federal. Houve crescimento de 9,41% dos registros em relação a 2023, quando São José abriu 10,6 mil novos negócios.

O resultado é importante tanto para a empregabilidade quanto para o município. A expansão dos serviços e comércio em São José reflete no aumento da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS). Houve crescimento de 80% na receita do tributo, com um avanço de R$ 87 milhões (2023) para R$ 157 milhões (2024).

São José atua com afinco para facilitar a abertura de novos negócios. Há quatro anos, um empreendedor poderia levar até um mês para formalizar seu negócio em São José. Com dispensa de alvará para atividades de baixo risco e desburocratização de processos, a abertura é efetivada em um dia.

“Uma marca importante da nossa cidade é a força empreendedora da população. Isso dinamiza a nossa economia, gera empregos e atrai investimentos para São José. Estamos sempre trabalhando para que o poder público seja parceiro da iniciativa privada”, afirma o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Expansão de negócios

Além de atuar para facilitar a abertura de negócios, São José possui uma série de iniciativas para fomento de empresas. Uma das marcas que integrou o programa Salto São José, do Espaço do Empreendedor em parceria com o Sebrae, foi a empresária Vanessa Glavam Silveira Celulari.

Ela fundou a Fresh Co há oito anos, com produtos voltados para a maternidade, mas pivotou o seu negócio a partir da pandemia. Com bolsas e produtos de material sintético, Vanessa conquistou o público feminino em busca de versatilidade e leveza.

A partir dos treinamentos e consultoria do Salto, Vanessa começou a escalar o negócio por meio das vendas online. “Consegui mapear melhor os custos e otimizar a produção, assim como estruturar as despesas internas da empresa para investir em tráfego pago. Esse crescimento da base de clientes aumentou em 40% o faturamento anual”, relata.

O Espaço do Empreendedor é uma sala de atendimento especial para apoio e formalização de novos negócios, no hall da Prefeitura de São José. A sala é uma das frentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, que também busca atuar na atração de investimentos. O contato do espaço é o WhatsApp (48) 99679-2341.

O post São José registra 2,6 mil novos negócios no 1º bimestre de 2025 apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.